Organização do ensino de Matemática à luz dos fundamentos teóricos do currículo catarinense

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X112023e0010

Palabras clave:

teoria histórico-cultural, educação matemática, conceito teórico de multiplicação

Resumen

Investigamos as possibilidades de se repensar o modo de organização do ensino da gênese do conceito de multiplicação, no contexto da formação inicial de professores por meio de um experimento didático desenvolvimental. Tomamos a dialética como método de ensino e de pesquisa de natureza experimental a partir do seguinte problema: Quais elementos devem ser considerados no modo de organização do ensino do conceito teórico de multiplicação, por meio de uma situação desencadeadora de aprendizagem, à luz da Teoria Histórico-Cultural?  A pesquisa foi fundamentada na Teoria Histórico-Cultural, na Teoria do Ensino Desenvolvimental de Davídov e na Atividade Orientadora de Ensino de Moura. Os dados de pesquisa consistem nas manifestações orais dos acadêmicos e de dois professores pesquisadores, gravadas via plataforma Zoom, durante uma aula da disciplina Fundamentos e Metodologias de Matemática para os anos iniciais do Ensino Fundamental, do curso de Pedagogia de uma universidade localizada no sul do Estado de Santa Catarina, Brasil. Durante a análise dos dados, revelamos as cenas que expressam o movimento de redução do concreto ao abstrato e ascensão do abstrato ao concreto percorrido pelos acadêmicos com base em Kopnin. No desenvolvimento do movimento conceitual percorrido pelos acadêmicos há indícios de desenvolvimento do pensamento teórico, uma vez que os estudantes tomaram como fio condutor das reflexões a essência, suas conexões internas no contexto de um sistema conceitual.

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Biografía del autor/a

Josélia Euzébio Rosa, Universidade do Sul de Santa Catarina

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná, UFPR (2012) e professora do Programa de Pós-Gradução em Educação (Mestrado e Doutorado) da Universidade do Sul de Santa Catarina.

Adriano da Silva Bem, Rede Estadual de Educação de Santa Catarina

Especialista em Inovação na Educação pela Unisul (2020), professor da Educação Básica.

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Publicado

2023-12-23

Cómo citar

ROSA, Josélia Euzébio; BEM, Adriano da Silva. Organização do ensino de Matemática à luz dos fundamentos teóricos do currículo catarinense. Revista BOEM, Florianópolis, v. 11, p. e0010, 2023. DOI: 10.5965/2357724X112023e0010. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/19190. Acesso em: 13 nov. 2024.