Organização do ensino de Matemática à luz dos fundamentos teóricos do currículo catarinense
DOI:
https://doi.org/10.5965/2357724X112023e0010Palabras clave:
teoria histórico-cultural, educação matemática, conceito teórico de multiplicaçãoResumen
Investigamos as possibilidades de se repensar o modo de organização do ensino da gênese do conceito de multiplicação, no contexto da formação inicial de professores por meio de um experimento didático desenvolvimental. Tomamos a dialética como método de ensino e de pesquisa de natureza experimental a partir do seguinte problema: Quais elementos devem ser considerados no modo de organização do ensino do conceito teórico de multiplicação, por meio de uma situação desencadeadora de aprendizagem, à luz da Teoria Histórico-Cultural? A pesquisa foi fundamentada na Teoria Histórico-Cultural, na Teoria do Ensino Desenvolvimental de Davídov e na Atividade Orientadora de Ensino de Moura. Os dados de pesquisa consistem nas manifestações orais dos acadêmicos e de dois professores pesquisadores, gravadas via plataforma Zoom, durante uma aula da disciplina Fundamentos e Metodologias de Matemática para os anos iniciais do Ensino Fundamental, do curso de Pedagogia de uma universidade localizada no sul do Estado de Santa Catarina, Brasil. Durante a análise dos dados, revelamos as cenas que expressam o movimento de redução do concreto ao abstrato e ascensão do abstrato ao concreto percorrido pelos acadêmicos com base em Kopnin. No desenvolvimento do movimento conceitual percorrido pelos acadêmicos há indícios de desenvolvimento do pensamento teórico, uma vez que os estudantes tomaram como fio condutor das reflexões a essência, suas conexões internas no contexto de um sistema conceitual.
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