Círculos matemáticos: uma experiência com alunos ingressantes no ensino superior no contexto da pandemia Covid-19

Autores/as

  • Erika Capelato UNESP

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X09182021211

Palabras clave:

Círculos matemáticos, Ensino remoto, Ensino superior, Pandemia Covid-19

Resumen

Os círculos matemáticos são tradicionais em Moscou há mais de cem anos. Eles não formam um conjunto de aulas para uma disciplina, mas fomentam o encontro de alunos com professores e monitores para estudar matemática em grupos. Inspirados em seu funcionamento realizamos, junto aos alunos ingressantes do curso de Ciências Econômicas de uma universidade pública do estado de São Paulo, o projeto de ensino intitulado “círculos matemáticos da economia”. O objetivo do projeto é contribuir com a melhoria da aprendizagem dos alunos que chegam à universidade com diferentes níveis de proficiência em matemática. Assim, este texto descreve e analisa a experiência da realização deste projeto no contexto da pandemia Covid-19. Para tal, lançamos mão de atividades digitais dirigidas aos participantes e das reflexões trazidas pela narrativa do monitor do projeto, através de uma produção escrita. Do ponto de vista metodológico, a discussão realizada a partir das respostas dos alunos em atividades digitais tem natureza quantitativa e mostram dados como o engajamento dos estudantes no projeto e suas percepções com respeito às atividades remotas. Já a discussão realizada em relação à narrativa tem natureza qualitativa e fundamenta-se em uma análise interpretativa, a qual nos leva a conclusão de que o convívio escolar, ainda que digital, é o ponto de partida para a construção da aprendizagem.

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Citas

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Publicado

2021-10-30

Cómo citar

CAPELATO, Erika. Círculos matemáticos: uma experiência com alunos ingressantes no ensino superior no contexto da pandemia Covid-19. Revista BOEM, Florianópolis, v. 9, n. 18, p. 211–225, 2021. DOI: 10.5965/2357724X09182021211. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/19143. Acesso em: 4 nov. 2024.