Prova escrita em aulas remotas: uma experiência no oitavo ano
DOI:
https://doi.org/10.5965/2357724X09182021287Palabras clave:
Educação Matemática, Avaliação da Aprendizagem, Análise da Produção Escrita, Prova EscritaResumen
Este artigo apresenta o relato da aplicação de uma prova escrita de matemática para vinte alunos de uma turma de 8o ano do Ensino Fundamental, durante aulas remotas. As resoluções escritas dos alunos foram analisadas e os resultados mostram que, durante a aplicação dessa prova escrita, nas condições aqui relatadas, os alunos se pronunciaram mais, com questionamentos ao professor sobre as questões da prova. Partindo do interesse dos alunos, esse foi o momento em que mais se falou a respeito do conteúdo. Essa experiência mostrou que a avaliação pode ser mais uma oportunidade de aprendizagem.
Descargas
Citas
BURIASCO, Regina. L. C. de. Análise da Produção Escrita: a busca do conhecimento escondido. In: XII ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2004, v.3, Curitiba. Anais... Curitiba: Champagnat, 2004. p. 243-251.
FERREIRA, Pamela. E. A. Análise da produção escrita de professores da Educação Básica em questões não rotineiras de matemática. 2009, 166f. Dissertação (Programa de Pós- Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2009.
HADJI, Charles. A avaliação, regras do jogo das intenções aos instrumentos (4.ed.). Portugal: Porto Editora, 1994.
SANTOS, Edilaine R. dos. Análise da produção escrita em matemática: de estratégia de avaliação a estratégia de ensino. 2014, 108f. Dissertação (Mestrado em ensino de Ciências e Educação Matemática) – Centro de Ciências Exatas, Universidade Estadual de Londrina, 2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista BOEM
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Declaração de Direito Autoral
Os artigos publicados pela Revista BOEM são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. As/os leitoras/es são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista BOEM, desde que sempre haja menção explícita ao/s autor/es e à BOEM e que não haja qualquer alteração no trabalho original.
Todos os direitos autorais são atribuídos à revista BOEM. Ao submeter um artigo à Revista BOEM e tê-lo aprovado, as/os autoras/es concordam em ceder, sem remuneração, os direitos autorais à revista BOEM e a permissão para que a revista BOEM redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista BOEM.
O BOEM adota a licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional.