APRENDER matemáticaS: UM ENCONTRO COM SIGNOS

Autores/as

  • Michela Tuchapesk da Silva FEUSP
  • Carolina Tamayo UFMG

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X08172020281

Palabras clave:

Filosofia da diferença, Signos, Educação Matemática

Resumen

Este texto tem por objetivo mobilizar a teoria do signo de Gilles Deleuze, junto a algumas ações práticas e teóricas realizadas com os(as) alunos(as) das disciplinas de estágio supervisionado de duas Licenciaturas em Matemática. Por meio de uma escrita (im)pertinente, descompactada e que dança num ritmo descontraído com a vida que acontece na escola, buscamos tensionar, desnaturalizar e provocar outras formas de compreender o aprender matemáticaS, vinculado ao pensar como ação e não como resultado da recognição. Encontramos na proposta deleuziana, tecida com as (im)pertinências produzidas pelos professores em formação inicial, a possibilidade de pensar um aprender com signos, um aprender pelos afectos, em que se manifesta um pensar que nasce e renasce para liberar a afirmação da diferença.

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Biografía del autor/a

Michela Tuchapesk da Silva, FEUSP

Departamento de Metodologia e Ensino e Educação Comparada, FEUSP.

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Publicado

2020-11-30

Cómo citar

DA SILVA, Michela Tuchapesk; TAMAYO, Carolina. APRENDER matemáticaS: UM ENCONTRO COM SIGNOS. Revista BOEM, Florianópolis, v. 8, n. 17, p. 281–296, 2020. DOI: 10.5965/2357724X08172020281. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/18117. Acesso em: 4 nov. 2024.