A linguagem como ação numa perspectiva wittgensteiniana: a comunicação e o desenvolvimento de significados à leitura
DOI:
https://doi.org/10.5965/2357724X07142019001Resumen
Neste artigo, tem-se como objeto de estudo as ações oriundas do subprojeto em Matemática/letramento do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), e visa compreender em que se fundam as práticas leitoras e comunicativas utilizadas pelos alunos de iniciação à docência. A pesquisa, então, pautou-se sobre os referenciais trazidos no âmbito da filosofia da linguagem de Ludwig Wittgenstein. O estudo aqui arrolado enfatiza as ações de duas alunas do curso de matemática da UFPA/Breves em relação ao desenvolvimento de aulas para o cálculo de áreas e perímetro de figuras planas com o uso do recurso Geoplano. Para tanto, procedeu-se a uma pesquisa de natureza qualitativa e interpretativa. Os resultados corroboram com a concepção de linguagem como ação numa perspectiva wittgensteiniana: (i) o núcleo central da linguagem associa-se as utilizações, relacionados com seu emprego, dependendo de circunstâncias e dos contextos em que são proferidas as palavras; (ii) o significado formula-se na ação, visto o seu funcionamento, emprego efetivo, e seus estados de coisas.Descargas
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