Elaboração de objetos de aprendizagem com o software GeoGebra para o ensino de geometria
DOI:
https://doi.org/10.5965/2357724X06122018055Resumen
Objetos de Aprendizagem (OA) em geometria dinâmica são recursos que podem colaborar com a prática do professor que ensina matemática. Assim, buscou-se descrever a elaboração de um objeto de aprendizagem com o software GeoGebra para favorecer a exploração e a validação de propriedades geométricas estudadas nos Anos Finais do Ensino Fundamental. A elaboração desse OA fundamenta-se nas recomendações dos documentos curriculares sobre congruência de triângulos e demonstrações de propriedades de quadriláteros. Especificamente, o OA aborda a propriedade de congruência entre as diagonais de todo trapézio isósceles, usando o critério de congruência LAL (Lado-Ângulo-Lado). A elaboração do OA envolveu três momentos: a construção do trapézio, a criação e a programação da animação. Considera-se que a utilização de OA permite aos estudantes o desenvolvimento de processos de exploração, visualização e investigação de ideias e relações geométricas. Para tanto, indica-se aos professores o uso de tarefas que incluam OA. Salienta-se a importância de processos de formação continuada para a integração desse tipo de recurso no ensino de geometria.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Direito Autoral
Os artigos publicados pela Revista BOEM são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. As/os leitoras/es são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista BOEM, desde que sempre haja menção explícita ao/s autor/es e à BOEM e que não haja qualquer alteração no trabalho original.
Todos os direitos autorais são atribuídos à revista BOEM. Ao submeter um artigo à Revista BOEM e tê-lo aprovado, as/os autoras/es concordam em ceder, sem remuneração, os direitos autorais à revista BOEM e a permissão para que a revista BOEM redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista BOEM.
O BOEM adota a licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional.