Otimização discreta com grafos no Ensino Médio

Autores/as

  • Vanessa Henriques Borges UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO E COLÉGIO PEDRO II
  • Ivail Muniz Junior

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X06112018181

Resumen

O estudo de combinatória na Educação Básica tem sido alvo de pesquisas em Educação Matemática em diversos países, principalmente nas últimas décadas, incluindo as realizadas no Brasil (Kenneth, 2008; Neves & bolinhas, 2016; MUNIZ, 2007; SILVA, 2009). Entretanto, nossa revisão da literatura indicou que há um foco nos processos cognitivos voltados para a combinatória de contagem, sendo escassos os trabalhos que abordam combinatória de existência e/ou otimização combinatorial, incluindo os problemas envolvendo Grafos, conforme se pode ver em MUNIZ (2006;2007a). Este trabalho visa analisar a contribuição do ensino de grafos no ensino médio através de atividades investigativas e sem uso de fórmulas o ensino da Teoria de Grafos prévia. E o artigo mostra uma breve apresentação dos dados parciais de nossa investigação com os alunos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2018-10-15

Cómo citar

BORGES, Vanessa Henriques; MUNIZ JUNIOR, Ivail. Otimização discreta com grafos no Ensino Médio. Revista BOEM, Florianópolis, v. 6, n. 11, p. 181–199, 2018. DOI: 10.5965/2357724X06112018181. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/11913. Acesso em: 22 nov. 2024.