Geometria Riemanniana na educação básica: interdisciplinaridade em ação
DOI:
https://doi.org/10.5965/2357724X06102018061Resumen
Este trabalho apresenta um produto educacional, resultante da pesquisa de Mestrado Profissional em Educação Matemática da Universidade Severino Sombra, onde é discutida a possibilidade de inserção das ideias elementares da Geometria Riemanniana, articulando Matemática e Geografia de forma interdisciplinar, para alunos da educação básica. Em específico, a pesquisa e consequentemente o produto intentam responder as seguintes questões: se a Geometria Riemanniana está presente em nosso dia a dia, por que não abordamos as suas ideias elementares, identificando algumas aplicações nas escolas da educação básica? Mais especificamente: como podemos explorar esses conceitos em sala de aula de maneira interdisciplinar? O estudo é construído pelo aporte metodológico da pesquisa-ação. Identifica-se com a pesquisa a possibilidade de aplicação das ideias elementares da Geometria Riemanniana a alunos da escola básica, bem como é apresentada uma proposta para esta efetivação.
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