Etnomodelos como uma ação pedagógica: sugestões para a prática docente em salas de aula

Autores/as

  • Milton Rosa Universidade Federal de Ouro Preto
  • Diego Pereira Pereira de Oliveira Cortes Secretária de Estado de Educação de Minas Gerais
  • Daniel Clark Orey Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X06102018040

Resumen

Esse artigo descreve um produto educacional, como um caderno de sugestões, para a elaboração de etnomodelos como uma ação pedagógica. O principal objetivo desse produto, que se originou de uma dissertação de Mestrado Profissional em Educação Matemática defendida na UFOP, é trazer sugestões para a prática docente em sala de aula. Esse produto foi fundamentado em uma base teórica relacionada com a etnomatemática, a modelagem e a etnomodelagem, bem como na elaboração de etnomodelos êmicos, éticos e dialógicos. Desse modo, descrevemos a estrutura desse caderno de sugestões, as teorias que o fundamentaram, os objetivos que nortearam a sua elaboração, as maneiras de sua divulgação e, também, algumas considerações em relação ao desenvolvimento das atividades matemáticas curriculares relacionadas com a elaboração dos etnomodelos que foram desenvolvidos para utilização da prática docente na ação pedagógica da etnomodelagem.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Milton Rosa, Universidade Federal de Ouro Preto

Professor adjunto III

Diego Pereira Pereira de Oliveira Cortes, Secretária de Estado de Educação de Minas Gerais

Professor da rede pública de Minas Gerais

Daniel Clark Orey, Universidade Federal de Ouro Preto

Professor adjunto IV

Publicado

2018-08-28

Cómo citar

ROSA, Milton; DE OLIVEIRA CORTES, Diego Pereira Pereira; OREY, Daniel Clark. Etnomodelos como uma ação pedagógica: sugestões para a prática docente em salas de aula. Revista BOEM, Florianópolis, v. 6, n. 10, p. 40–60, 2018. DOI: 10.5965/2357724X06102018040. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/11716. Acesso em: 22 nov. 2024.