Aula de regra de três composta no estágio supervisionado: do trabalho prescrito ao trabalho real

Autores/as

  • Elisângela Bastos de Melo Espindola Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Aída Maria Pereira de Oliveira Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X05092017101

Resumen

Este artigo tem o objetivo de analisar a passagem do trabalho prescrito sobre uma aula de “regra de três composta”, por um professor-regente (supervisor de estágio), ao trabalho efetivo de uma estudante-estagiária da licenciatura em matemática. Para tanto, tomamos como referência conceitos básicos da ergonomia cognitiva, tais como aqueles de trabalho, tarefa e atividade. Trata-se de um estudo de caso, desenvolvido durante a vivência de uma disciplina de Estágio Supervisionado, realizado com uma licencianda em matemática com a colaboração de um professor-supervisor de uma escola pública, situada em Recife- Pernambuco. Destacamos como procedimentos metodológicos a utilização das técnicas de entrevista, videogravação e de autoconfrontação simples. Dentre os resultados do estudo, ressaltamos a (re) interpretação do trabalho experenciado pela estudante-estagiária da preparação da aula sobre o tema “regra de três composta” a sua implementação em sala de aula; advinda de suas reflexões sobre seu trabalho docente, sobretudo, a partir da técnica de autoconfrontação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Elisângela Bastos de Melo Espindola, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professora adjunta do Departamento de Educação da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Área Métodos e Técnicas. Atua na formação de professores de matemática.Doutora em Educação (UFPE)- Formação de Professores e Prática Pedagógica. Doutora em Science de l'Education (Université Claude Bernard Lyon 1) -  Education,  Psychologie, Information et Communication (EPIC). 

Aída Maria Pereira de Oliveira, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Licencianda em Matemática na Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Publicado

2017-12-04

Cómo citar

ESPINDOLA, Elisângela Bastos de Melo; OLIVEIRA, Aída Maria Pereira de. Aula de regra de três composta no estágio supervisionado: do trabalho prescrito ao trabalho real. Revista BOEM, Florianópolis, v. 5, n. 9, p. 101–121, 2017. DOI: 10.5965/2357724X05092017101. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/10048. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos