Um Exercício Filosófico Sobre o Trabalho do Professor de Matemática com a Investigação Matemática

Authors

  • Paulo Wichnoski UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. FAMPER_ Faculdade de Ampére.
  • tiago Emanuel Klüber UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X05092017179

Abstract

Nesse ensaio, buscamos compreender sob uma perspectiva epistêmica, saberes e conhecimentos imprescindíveis ao professor de matemática no tocante ao trabalho de Investigação Matemática[1]. Para isso, consideramos a concepção de ‘saber’ e ‘conhecer’ defendida por Bombassaro (1993) e interrogamos: que saberes e conhecimentos são imprescindíveis ao professor na esfera do trabalho com a IM para o ensino da matemática? Diante do interrogado, concluímos que, dentre outros aspectos, saber investigar, conhecer matemática, saber sobre a Investigação Matemática e conhecer a Investigação Matemática, destacam-se como aspectos imprescindíveis ao professor no trabalho investigativo. Salientamos a impossibilidade de dicotomizar ‘saber’ e ‘conhecer’ e os prejuízos advindos da adoção unilateral de uma dessas dimensões.


[1] Entendemos por trabalho de Investigação Matemática, a prática pedagógica pautada nessa tendência, com tarefas que se apresentam de forma mais aberta, podendo assumir diversas formas de resolução.

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Author Biography

tiago Emanuel Klüber, UNIOESTE

Doutor em Educação Científica e Tecnológica (Ensino), UFSC. Docente do Colegiado de Matemática. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino, PPGEn, Foz do Iguaçu, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Coordenador do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação em Ciências e Educação Matemática, PPGECEM, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.

Published

2017-12-04

How to Cite

WICHNOSKI, Paulo; KLÜBER, Tiago Emanuel. Um Exercício Filosófico Sobre o Trabalho do Professor de Matemática com a Investigação Matemática. Revista BOEM, Florianópolis, v. 5, n. 9, p. 179–194, 2017. DOI: 10.5965/2357724X05092017179. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/9629. Acesso em: 8 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos