Narrativas de futuros professores dos anos iniciais: um olhar para memórias sobre a matemática e contribuições de uma disciplina na formação inicial
DOI:
https://doi.org/10.5965/2357724X05092017001Abstract
A formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais tem sido temática frequente nas pesquisas em Educação Matemática a partir de diferentes perspectivas teóricas e metodológicas. Assim, temos como objetivos, neste artigo, identificar algumas memórias dos estudantes de um curso de Pedagogia relacionadas à matemática na Educação Básica, bem como refletir sobre possíveis contribuições das disciplinas de matemática desse curso para pensar o ensino e a aprendizagem. Para tanto, analisamos duas narrativas produzidas por futuros professores dos anos iniciais que cursaram essas disciplinas. Em uma das narrativas eles abordaram memórias relacionadas à matemática durante sua trajetória escolar e em outra discutiram o que pensavam sobre a matemática após as vivências na disciplina I. A análise dos dados evidenciou que, de modo geral, os estudantes são fortemente marcados pelas experiências negativas que tiveram durante a Educação Básica. Além disso, em seus discursos, percebemos influências das atividades e discussões que ocorreram nessa disciplina, o que permitiu para muitos lançar um novo olhar para a matemática.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de Direito Autoral
Os artigos publicados pela Revista BOEM são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. As/os leitoras/es são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista BOEM, desde que sempre haja menção explícita ao/s autor/es e à BOEM e que não haja qualquer alteração no trabalho original.
Todos os direitos autorais são atribuídos à revista BOEM. Ao submeter um artigo à Revista BOEM e tê-lo aprovado, as/os autoras/es concordam em ceder, sem remuneração, os direitos autorais à revista BOEM e a permissão para que a revista BOEM redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista BOEM.
O BOEM adota a licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional.