Entre o empírico e o transcendental: gestos ostensivos wittgensteinianos no ensino da matemática
DOI:
https://doi.org/10.5965/2357724X05082017093Abstract
Este artigo, de natureza teórica, tem o objetivo de tratar da utilização de gestos ostensivos como auxiliares do professor na atividade de ensino de conceitos matemáticos. Para tanto, empreenderemos uma discussão a respeito de técnicas linguísticas de nomeação e de ligações elementares de sentido, tendo como referencial teórico a filosofia de Ludwig Wittgenstein, que descreve essas técnicas como elementos importantes para o aprendizado da linguagem. Nossa análise aponta que os gestos ostensivos são elementos constitutivos da atividade de ensino da matemática e essenciais para a aprendizagem.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de Direito Autoral
Os artigos publicados pela Revista BOEM são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. As/os leitoras/es são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista BOEM, desde que sempre haja menção explícita ao/s autor/es e à BOEM e que não haja qualquer alteração no trabalho original.
Todos os direitos autorais são atribuídos à revista BOEM. Ao submeter um artigo à Revista BOEM e tê-lo aprovado, as/os autoras/es concordam em ceder, sem remuneração, os direitos autorais à revista BOEM e a permissão para que a revista BOEM redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista BOEM.
O BOEM adota a licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional.