Jogos africanos na formação de professores: o yoté como um recurso para o ensino de matemática

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X05082017037

Abstract

O baixo rendimento em Matemática na Educação Básica e a importância da inserção da cultura afro-brasileira no currículo tem sido um desafio para a formação de professores. Nesse sentido, esse artigo discute uma experiência educacional com o yoté no ensino de Geometria e da História Afro-brasileira, ocorrida com licenciandos de Ciências e Matemática. Constituindo-se como uma intervenção pedagógica, essa investigação utilizou a observação e o questionário para recolha dos dados. Foi unânime entre os licenciandos a compreensão dos jogos como recursos como promissores para o ensino e aprendizagem de matemática, sobretudo pelo seu aspecto lúdico, dinâmico, caráter facilitador; e no desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes. Em relação ao yoté, foi destacada a importância da interação entre conceitos matemáticos e histórico-culturais. Dentre as desvantagens, os estudantes apresentaram a possibilidade de surgimento de comportamentos inadequados e a utilização do jogo pelo jogo. É fundamental que os cursos de licenciaturas empreendam práticas direcionadas não apenas ao saber e ao saber-fazer matemática, mas ainda ao saber-ser, essencial para a formação de um cidadão que respeite a diversidade e diferenças em uma sociedade multicultural. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Maria Gabriela Figueiredo Furtado, Universidade Federal do Cariri

Discente do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática da Universidade Federal do Cariri, campus Brejo Santo-CE.

Paulo Gonçalo Farias Gonçalves, Universidade Federal do Cariri

Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2011). Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (2013) e Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.  É professor da Universidade Federal do Cariri (UFCA), campus Brejo Santo-CE. Atua nas seguintes linhas de pesquisa: Métodos e Técnicas de Ensino, Educação Matemática, Formação de Professores e Etnomatemática.

Published

2017-08-01

How to Cite

FIGUEIREDO FURTADO, Maria Gabriela; GONÇALVES, Paulo Gonçalo Farias. Jogos africanos na formação de professores: o yoté como um recurso para o ensino de matemática. Revista BOEM, Florianópolis, v. 5, n. 8, p. 37–50, 2017. DOI: 10.5965/2357724X05082017037. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/9288. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos