AnimAção – guia para produção de vídeo com técnicas de animação
DOI:
https://doi.org/10.5965/2357724X112023e0102Keywords:
produção de vídeo, estudantes, animaçãoAbstract
Este artigo aborda a elaboração e aplicação do produto educacional, que se constitui em um guia intitulado “Animação - guia para produção de vídeo com técnicas de animação”, sendo material de apoio didático para produção de animação em vídeo. O objetivo é favorecer a utilização das Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação e proporcionar uma atuação protagonista dos discentes. Para tanto, o guia se apresenta em formato digital e interativo, considerando um público adolescente. Elaborado com base na teoria da Aprendizagem Criativa, proposta por Seymor Papert e Michel Resnick. Foi aplicado em contexto real de sala de aula, em uma escola pública em Joinville, SC, com estudantes do 2º ano do ensino médio, inserido como recurso para realização de atividade de produção de vídeo por estudantes como proposta de atividade de Metodologia Ativa Sala de Aula Invertida. A validação se deu através de um questionário anônimo aplicado aos estudantes que tiveram contato com o e-book. Os resultados indicam que os alunos ficaram satisfeitos com o conteúdo e a apresentação do material, tendo destacado como aspectos positivos: a facilidade de entendimento dos textos, a diversão e o caráter informativo do material.
Downloads
References
BARDIN, L. (2011). Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70.
BARBOSA, Jaqueline P. As práticas de linguagem contemporâneas e a BNCC. Escrevendo o Futuro, agosto de 2023.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília - DF: MEC (2019).
COSTA, Antônio Carlos Gomes. Protagonismo juvenil passo a passo: um pequeno guia para o educador – Programa Cuidar, Takano editora gráfica, 2001.
DIESEL, Aline; BALDEZ, Alda L. S; MARTINS, Silvana N. Os Princípios das Metodologias Ativas de Ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, vol 14, n. 1, p. 269 a 288, 2017.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4a Edição. São Paulo. Atlas, 2002.
RESNICK, Mitchel. Jardim de Infância para a Vida Toda: Por Uma Aprendizagem Criativa, Mão na Massa e Relevante para Todos. Porto Alegre, 2020.
SANTOS, Verônica Gomes dos; GALEMBECK, Eduardo. Por uma ciência para o dia a dia: possibilidades para aprendizagem criativa e significativa na educação básica. X Congresso Internacional sobre Investigación en Didáctica de Las Ciencias. Enseñanza de Las Ciencias, n.ºextraordinario (p. 4035-4040), 2017.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO. Componentes Curriculares Eletivos: Construindo e Ampliando Saberes. Novo ensino médio. Portfólio dos (as) educadores (as). Secretaria de Estado da Educação - SED/SC, 2020.
SILVA, Marcos Manoel; KEMCZINSKI, Avanilde; SANTOS, Guilherme Mendes Tomaz dos. (2022). O Uso das Metodologias Ativas nas Áreas de Matemática e Ciência da Computação: um Mapeamento Sistemático da Literatura. Jornal Internacional de Estudos em Educação em Matemática (JIEEM) v.15, n.1, p. 36-46, 2022.
SOARES, Elisabete Aparecida Alves; PRADO, Maria Elisabette Brisola Brito; DIAS, Fátima Aparecida da Silva. Formação do professor da educação básica na perspectiva da aprendizagem criativa. Revista e-Curriculum, São Paulo, v.18, n.4, p. 1879-1894 out./dez. 2020. e-ISSN: 1809-3876 Programa de Pós-graduação em Educação: Currículo – PUC/SP
WIIT, Diego Teixeira, KEMCZINSKI, Avanilde. Metodologias de Aprendizagem Ativa Aplicadas à Computação: Uma Revisão da Literatura. Informática na Educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 23, n. 1, p. 12-31, jan./abr. 2020.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista BOEM
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os artigos publicados pela Revista BOEM são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. As/os leitoras/es são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista BOEM, desde que sempre haja menção explícita ao/s autor/es e à BOEM e que não haja qualquer alteração no trabalho original.
Todos os direitos autorais são atribuídos à revista BOEM. Ao submeter um artigo à Revista BOEM e tê-lo aprovado, as/os autoras/es concordam em ceder, sem remuneração, os direitos autorais à revista BOEM e a permissão para que a revista BOEM redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista BOEM.
O BOEM adota a licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional.