Trilhas para o trabalho
DOI:
https://doi.org/10.5965/2357724X112023e0116Keywords:
produto educacional, ABP, produção textual, recursos tecnológicos digitaisAbstract
O objetivo deste trabalho é apresentar um produto educacional resultado da dissertação intitulada "Ensino e aprendizagem de produção textual, uma proposta baseada na problematização, nos recursos tecnológicos digitais e no mundo do trabalho" do Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias. O produto educacional é composto por uma sequência didática que aborda a temática do mundo do trabalho para o ensino de produção textual de Currículo e Portfólio Profissional. No intuito de levar o estudante à resolução de problemas e desenvolvimento de sua autonomia de variadas formas optou-se pela adoção da aprendizagem baseada em problemas com uso de recursos tecnológicos digitais. As principais ferramentas selecionadas para desenvolvimento das atividades e inclusão do aluno no mundo digital foram o Google Drive, a plataforma Edulivre e o Padlet. Este PE foi desenvolvido com alunos da 2ª série do Ensino Médio noturno de uma escola pública estadual de forma presencial e remota. Dos alunos participantes, apenas 11% cumpriu a proposta integralmente. A baixa adesão às aulas remotas aponta a necessidade de oferta de políticas públicas que efetivem a garantia constitucional do direito de acesso à Educação.
Downloads
References
ALMEIDA, M. E. B., VALENTE, J. A. Integração currículo e tecnologias e a produção de narrativas digitais. Currículo Sem Fronteiras, 12(3), 57-82,2012.
AZEVEDO, T. M. de; ROWELL, V. M. Problematização e ensino de língua materna. 2011.
BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Penso Editora, 2018.
BAKHITIN, M. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BARELL, John F. Problem-based learning: An inquiry approach. Corwin Press, 2006.
BERBEL, N. A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, v. 32, n. 1, p. 25-40, 2011.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil (1988). Brasília: Senado Federal, 1988.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases Da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, DF: Senado Federal.
BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Brasília, DF: Senado Federal, 2017a. Disponível em: Acesso em: 02 de jun. 2018.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular – Ensino Médio. Documento homologado pela Portaria n° 1.570, publicada no D.O.U. de 21/12/2017, Seção 1, Pág. 146. Brasília, 21 de dezembro de 2018.
DIESEL, A.; BALDEZ, A. L. S.; MARTINS, S. N. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, v. 14, n.1, p. 268-288, 2017.
DEWEY, J. Democracia e educação: introdução à filosofia da educação. Trad. de Godofredo Rangel e Anísio Teixeira. 4. ed. São Paulo: Nacional, 1979.
DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B; DOLZ, J. Gêneros Orais e escritos na escola. Trad. e org. ROJO, R.; CORDEIRO, G. S. São Paulo: Mercado das Letras, 2004, p. 95-128.
GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. Métodos de pesquisa. Plageder. Rio Grande do Sul: UFRGS, 2009.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
KENSKY, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 7ª ed. Campinas: Papirus, 2007.
KENSKY, V. M. Tecnologias no ensino presencial e a distância. 9ª ed. Campinas: Papirus, 2012.
KOCH, I. Linguística Textual. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
MARCUSCHI, L. A. In: KARWOSKI, A. M; GAYDECZKA,B; BRITO,K. S. Gêneros textuais: reflexões e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2006.
NÓVOA, A. (org.) Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1992.
VALENTE, J.A; FREIRE F.M.P; ARANTES, F.L. Tecnologia e Educação: passado, presente e o que está por vir. Campinas, SP: NIED/UNICAMP, 2018.
TAJRA, S. F. Informática na educação: o uso das tecnologias digitais na aplicação das metodologias ativas. 10ª ed. São Paulo: Érica, 2019.
TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31,n3,set./dez.2005.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista BOEM
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os artigos publicados pela Revista BOEM são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. As/os leitoras/es são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista BOEM, desde que sempre haja menção explícita ao/s autor/es e à BOEM e que não haja qualquer alteração no trabalho original.
Todos os direitos autorais são atribuídos à revista BOEM. Ao submeter um artigo à Revista BOEM e tê-lo aprovado, as/os autoras/es concordam em ceder, sem remuneração, os direitos autorais à revista BOEM e a permissão para que a revista BOEM redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista BOEM.
O BOEM adota a licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional.