Produto educacional: APA Serra Dona Francisca sob o enfoque da Educação Ambiental Crítica e Educação Matemática Crítica
DOI:
https://doi.org/10.5965/2357724X112023e0141Keywords:
produto educacional, temática ambiental, cenários para investigação, APA Serra Dona FranciscaAbstract
Este artigo apresenta um produto educacional, no formato de um caderno pedagógico produzido junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias da Universidade do Estado de Santa Catarina. Este caderno contempla propostas com o intuito de contribuir para o planejamento e desenvolvimento de atividades que conectem a Educação Ambiental e a Educação Matemática Crítica. De modo a indicar possibilidades de trabalhar a Matemática interligada a alguns dos impactos socioambientais que ocorrem na APA Serra Dona Francisca. A APA Serra Dona Francisca ocupa praticamente 35% do município de Joinville, é responsável pelo abastecimento e/ou reserva de água da cidade. Tendo em vista a importância da região e em consequência da degradação ambiental, ocupações indevidas, a Rodovia SC-418 que interliga os municípios de Joinville a São Bento do Sul, com a crescente demanda de circulação de veículos, com o fluxo de cargas perigosas, com os possíveis riscos de acidentes de trânsito, além da não implementação do Plano de Manejo, despertaram o interesse para verificar quais são os impactos socioambientais causados à APA. Para isso, são expostos aspectos teóricos considerados na construção desse produto educacional, a descrição da estrutura desse produto, algumas considerações sobre a aplicação e os principais resultados observados. As atividades foram desenvolvidas com estudantes do oitavo ano do Ensino Fundamental. De uma forma geral, ao descrever os caminhos percorridos ao longo dessa experiência, esse material se apresenta como uma proposta que pode ser desenvolvida de forma similar por professores em suas salas de aula.
Downloads
References
BORBA, Marcelo de Carvalho; SKOVSMOSE, Ole. A ideologia da certeza em educação matemática. In: SKOVSMOSE, Ole. Educação matemática crítica: a questão da democracia. 4. ed. Campinas: Papirus, 2008.
CIVIERO, Paula Andrea Grawieski. Educação Matemática Crítica e as implicações sociais da Ciência e da Tecnologia no Processo Civilizatório Contemporâneo: Embates para Formação de Professores de Matemática. Tese (Doutorado – Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016. 382 f.
GOMES, Romeu. Análise e interpretação de dados de pesquisa qualitativa. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, p. 72-95, 2016.
GUIMARÃES, Mauro. Por uma educação ambiental crítica na sociedade atual. In: Revista Margens Interdisciplinar. v.7, n. 9,11-22, 2013.
IARED, Valéria Ghislot; HOSFSTATTER, Lakshmi Juliane Vallim; TULLIO Ariane Di; OLIVEIRA, Haydée Torres de. Educação Ambiental Pós-Crítica como Possibilidade para Práticas Educativas Mais Sensíveis. Educação & Realidade, v. 46, n. 3, 2021.
JOINVILLE. Decreto Municipal nº 8.055, de 15 de março de 1997. Dispõe sobre a criação da Área de Proteção Ambiental Serra Dona Francisca, no Município de Joinville e dá outras providências.
JOINVILLE. Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental Serra Dona Francisca. Joinville: Prefeitura Municipal et al., 2012, 861p.
LAYRARGUES, Philippe Pomier. Educação Ambiental com compromisso social: o desafio da superação das desigualdades. In: LOUREIRO, C.F.B.; LAYRARGUES, P.P.; CASTRO, R.S. Repensar a Educação Ambiental: um olhar crítico, São Paulo: Cortez 2009.
LAYRARGUES, Philippe Pomier; LIMA, Gustavo Ferreira da Costa. As macrotendências político-pedagógicas da educação ambiental brasileira. Ambiente & Sociedade. São Paulo v. XVII, n. 1 n p. 23-40 n jan.-mar. 2014.
LOUREIRO, Carlos Frederico B. Educação Ambiental Crítica: Contribuições e desafios. In: Vamos cuidar do Brasil: conceitos e práticas em educação ambiental na escola. Brasília: Ministério da Educação, Coordenação Geral da Educação Ambiental: Ministério do Meio Ambiente, Departamento de Educação Ambiental: UNESCO, 2007.
MIRANDA, Fabíola de Oliveira. A inserção da Educação Matemática Crítica na escola pública: aberturas, tensões e potencialidades. Tese (Doutorado em Educação Matemática). Universidade Estadual Paulista – UNESP. Rio Claro, 2015.
OENING, Cristina. Impactos Socioambientais causados à APA Serra Dona Francisca: uma proposta de Educação Matemática Crítica e Educação Ambiental Crítica. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias). Universidade do Estado de Santa Catarina- UDESC. Joinville, 2022. 149 f.
SKOVSMOSE, Ole. Cenários para Investigação. Bolema - Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, n.14, p. 66-91, 2000.
SKOVSMOSE, Ole. Educação matemática crítica: a questão da democracia. 4. ed. Campinas: Papirus, 2008.
SKOVSMOSE, Ole. Um convite à Educação Matemática Crítica. Campinas, SP: Papirus, 2014.
SOUZA, Antônio Carlos Carrera de. Educação Matemática e Educação Ambiental: possibilidades de uma pedagogia crítica. Presente! Revista de Educação/Centro de estudos e Assessoria Pedagógica. Ano 15, n. 3. Salvador: CEAP, 2007. p. 20-26.
TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos. Compartilhando saberes: pesquisa ação educativa ambiental. In: FERRARO JÚNIOR, Luiz Antonio (Coord.). Encontros e caminhos: formação de educadoras (es) ambientais e coletivos educadores. Brasília: MMA, Diretoria de Educação Ambiental, 2005. p. 269-276.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista BOEM
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os artigos publicados pela Revista BOEM são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. As/os leitoras/es são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista BOEM, desde que sempre haja menção explícita ao/s autor/es e à BOEM e que não haja qualquer alteração no trabalho original.
Todos os direitos autorais são atribuídos à revista BOEM. Ao submeter um artigo à Revista BOEM e tê-lo aprovado, as/os autoras/es concordam em ceder, sem remuneração, os direitos autorais à revista BOEM e a permissão para que a revista BOEM redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista BOEM.
O BOEM adota a licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional.