Cartilha digital navegando pelo TPACK: um modelo teórico para planejar aulas com tecnologias digitais no contexto da BNCC

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X112023e0119

Keywords:

TPACK, BNCC, TDIC, professores, ensino

Abstract

Este trabalho tem o objetivo de apresentar um produto educacional denominado “Navegando pelo TPACK: um modelo teórico para planejar aulas com tecnologias digitais no contexto da BNCC”, fruto de uma pesquisa de Mestrado Profissional. O produto apresenta a relevância do modelo teórico TPACK, utilizado internacionalmente como um dos mais importantes referenciais para se pensar a respeito dos conhecimentos necessários aos professores para integrar as tecnologias digitais às práticas de ensino. Tal modelo mostra-se consoante às atuais demandas sociais, marcadas pelo crescente acesso às TDIC e com as novas orientações curriculares nacionais que dão grande destaque à inserção das tecnologias digitais tanto de forma transversal como direcionada. Assim, o estudo teve como objetivo principal analisar como professores de Língua Portuguesa e Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental elaboravam seus planos de aula, observando as competências relacionadas ao uso de TDIC sinalizadas pela BNCC, a partir do modelo teórico TPACK. Como resultado foi construída uma cartilha digital com o propósito de apresentar aos professores das áreas investigadas um aporte teórico que os subsidiasse a planejar aulas com tecnologias digitais em conformidade com a BNCC.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Gícia Cavalcanti de Brito, Rede de Educação Básica de Pernambuco

Profa. Ma. em Educação (UPE), Profa. da Educação Básica - SEEB, Afrânio/Pernambuco/Brasil.

Ernani Martins dos Santos, Universidade de Pernambuco

Dr. em Psicologia Cognitiva, Prof. Dr. da Universidade de Pernambuco (UPE), Recife/Pernambuco/Brasil.

References

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. (Versão dezembro 2017). Brasília, DF: MEC, 2017.

BRITO, G. C.; SANTOS, E. M. A mobilização do Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo: um estudo com professores de Língua Portuguesa e Matemática do Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares da Universidade de Pernambuco - Campus Petrolina, 2022.

COSTA, N, M, L.; PRADO, M. E. B. B. A Integração das Tecnologias Digitais ao Ensino de Matemática: desafio constante no cotidiano escolar do professor. Revista Perspectivas da Educação Matemática - UFMS, v. 8, n. 16, p. 99 – 120, 2015.

HARRIS, J; HOFER, M. Instructional planning activity types as vehicles for curriculum-based TPACK development. In: Maddux, C. D. (Ed.). Research highlights in technology and teacher education. Chesapeake, VA: Society for Information Technology in Teacher Education (SITE), 2009. p. 99-108.

KOEHLER, M. J.; MISHRA, P; CAIN, W. What is technological pedagogical content knowledge (TPACK)?. Contemporary issues in technology and teacher education, v. 9, n. 1, p. 60-70, 2009.

MISHRA, P.; KOEHLER, M. J. Technological Pedagogical Content Knowledge a framework for teacher knowledge. Teachers College Record, v. 108, n. 6, p. 1017-1054, 2006.

ROJO, R. Pedagogia dos Multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In ROJO, Roxane Helena Rodrigues; MOURA, Eduardo. (orgs). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012.

SHULMAN, L. S. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Researcher, v. 15, n. 2, p. 4-14, 1986.

SHULMAN, L. S. Knowledge and teaching: foundations of the new reform. Harvard Educational Review, v. 57, n. 1, p. 1-27, 1987.

Published

2023-12-30

How to Cite

BRITO, Gícia Cavalcanti de; SANTOS, Ernani Martins dos. Cartilha digital navegando pelo TPACK: um modelo teórico para planejar aulas com tecnologias digitais no contexto da BNCC. Revista BOEM, Florianópolis, v. 11, p. e0119, 2023. DOI: 10.5965/2357724X112023e0119. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/24819. Acesso em: 23 nov. 2024.

Issue

Section

Discussões sobre produtos educacionais: ensino de ciências, matemática e tecnologias