Cartilha digital navegando pelo TPACK: um modelo teórico para planejar aulas com tecnologias digitais no contexto da BNCC
DOI:
https://doi.org/10.5965/2357724X112023e0119Keywords:
TPACK, BNCC, TDIC, professores, ensinoAbstract
Este trabalho tem o objetivo de apresentar um produto educacional denominado “Navegando pelo TPACK: um modelo teórico para planejar aulas com tecnologias digitais no contexto da BNCC”, fruto de uma pesquisa de Mestrado Profissional. O produto apresenta a relevância do modelo teórico TPACK, utilizado internacionalmente como um dos mais importantes referenciais para se pensar a respeito dos conhecimentos necessários aos professores para integrar as tecnologias digitais às práticas de ensino. Tal modelo mostra-se consoante às atuais demandas sociais, marcadas pelo crescente acesso às TDIC e com as novas orientações curriculares nacionais que dão grande destaque à inserção das tecnologias digitais tanto de forma transversal como direcionada. Assim, o estudo teve como objetivo principal analisar como professores de Língua Portuguesa e Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental elaboravam seus planos de aula, observando as competências relacionadas ao uso de TDIC sinalizadas pela BNCC, a partir do modelo teórico TPACK. Como resultado foi construída uma cartilha digital com o propósito de apresentar aos professores das áreas investigadas um aporte teórico que os subsidiasse a planejar aulas com tecnologias digitais em conformidade com a BNCC.
Downloads
References
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. (Versão dezembro 2017). Brasília, DF: MEC, 2017.
BRITO, G. C.; SANTOS, E. M. A mobilização do Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo: um estudo com professores de Língua Portuguesa e Matemática do Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares da Universidade de Pernambuco - Campus Petrolina, 2022.
COSTA, N, M, L.; PRADO, M. E. B. B. A Integração das Tecnologias Digitais ao Ensino de Matemática: desafio constante no cotidiano escolar do professor. Revista Perspectivas da Educação Matemática - UFMS, v. 8, n. 16, p. 99 – 120, 2015.
HARRIS, J; HOFER, M. Instructional planning activity types as vehicles for curriculum-based TPACK development. In: Maddux, C. D. (Ed.). Research highlights in technology and teacher education. Chesapeake, VA: Society for Information Technology in Teacher Education (SITE), 2009. p. 99-108.
KOEHLER, M. J.; MISHRA, P; CAIN, W. What is technological pedagogical content knowledge (TPACK)?. Contemporary issues in technology and teacher education, v. 9, n. 1, p. 60-70, 2009.
MISHRA, P.; KOEHLER, M. J. Technological Pedagogical Content Knowledge a framework for teacher knowledge. Teachers College Record, v. 108, n. 6, p. 1017-1054, 2006.
ROJO, R. Pedagogia dos Multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In ROJO, Roxane Helena Rodrigues; MOURA, Eduardo. (orgs). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012.
SHULMAN, L. S. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Researcher, v. 15, n. 2, p. 4-14, 1986.
SHULMAN, L. S. Knowledge and teaching: foundations of the new reform. Harvard Educational Review, v. 57, n. 1, p. 1-27, 1987.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista BOEM
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os artigos publicados pela Revista BOEM são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. As/os leitoras/es são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista BOEM, desde que sempre haja menção explícita ao/s autor/es e à BOEM e que não haja qualquer alteração no trabalho original.
Todos os direitos autorais são atribuídos à revista BOEM. Ao submeter um artigo à Revista BOEM e tê-lo aprovado, as/os autoras/es concordam em ceder, sem remuneração, os direitos autorais à revista BOEM e a permissão para que a revista BOEM redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista BOEM.
O BOEM adota a licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional.