Gamificação em plataformas educacionais: potencializando o ensino de física através do Nivelamento Online
DOI:
https://doi.org/10.5965/2357724X112023e0131Keywords:
gamificação, metodologias ativas, TDICAbstract
O artigo tem como objetivo apresentar parte dos resultados de pesquisa e um produto educacional obtidos ao utilizar a plataforma educacional gamificada Nivelamento Online (NiO) em turmas de física do ensino médio. Esse produto educacional, que consiste em um tutorial da Sala do Mestre do NiO e uma sequência didática de física, é resultado da Dissertação de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - UNICENTRO. Tal produto auxilia docentes no intuito de apresentar como utilizar o ambiente de professor do Nivelamento Online, além de apresentar um roteiro de aplicação específico para a disciplina de física no ensino médio. O produto educacional se mostrou promissor devido aos resultados alcançados pelos alunos das turmas que utilizaram o Nivelamento Online em sala. Os mecanismos de games presentes no Nivelamento Online e apresentados no produto educacional, ampliaram de forma relevante as chances de sucesso da estratégia de aprendizagem ao considerar o engajamento e motivações apresentadas pelos estudantes.
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