Recuperação escolar em matemática: análise do material implantado nas escolas públicas em um período pandêmico
DOI:
https://doi.org/10.5965/2357724X112023e0003Keywords:
recuperação matemática, material didático aprender sempre, análise documental, ensino fundamentalAbstract
Este trabalho visa apresentar uma análise do material “Aprender Sempre”, referente à visão e ao aporte teórico do mesmo para Recuperação e ensino de Matemática nas escolas estaduais paulistas, atualmente. Para isso, adotamos a metodologia de análise documental, por ser uma técnica importante na pesquisa qualitativa, fonte poderosa de evidências e informações que potencializa a análise de fontes primárias. O material “Aprender Sempre” foi escolhido por se apresentar como um suporte no processo de recuperação e aprofundamento de aprendizagens essenciais para as escolas estaduais paulistas e os volumes destinados ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio do biênio 2020-2021, por serem um ciclo de ensino que se caracterizou pelo enfrentamento concomitante de diversas situações: pandemia do Covid-19, implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e reestruturação do Ensino Médio. Mediante a análise, é possível apontar que, o Material “Aprender Sempre” se apresenta como importante instrumento destinado à recuperação em Matemática, porém tornou-se subsídio principal das aulas o que é preocupante, pois, as orientações podem limitar as opções de trabalho dos professores e não leva em consideração necessidades individuais dos alunos na retomada de habilidades, situação pandêmica e de estudos a distância. Além disso, o material não problematiza e nem contextualiza a Matemática para dar significado ao aprendizado dos alunos e ao desenvolvimento de suas capacidades pessoais.
Downloads
References
BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 1996.
BRASIL, Ministério da Educação. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a Substituição das Aulas Presenciais por Aulas em Meios Digitais Enquanto Durar a Situação de Pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. 2020.
BOIM, Thiago Figueira. O que e como ensinar: Proposta Curricular, Materiais didáticos e práticas de Ensino nas escolas públicas estaduais em São Paulo (2008-2009). Mestrado. PUC- São Paulo. 2010.
CATANANTE, Flávia; CAMPOS, Rogério Cláudio de; LOIOLA, Iraneia. AULAS ON-LINE DURANTE A PANDEMIA: CONDIÇÕES DE ACESSO ASSEGURAM A PARTICIPAÇÃO DO ALUNO? . Revista Científica Educ@ção, v. 4, n. 8, p. 977-988, 26 out. 2020.
CALDAS, Roseli Fernandes Lins. Recuperação Escolar: discurso oficial e cotidiano educacional - Um estudo a partir da Psicologia Escolar. 264f. Tese (doutorado). Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. São Paulo. 2010.
CELLARD, André. A análise Documental. In: POUPART,Jean, et al.A pesquisa qualitativa Enfoques epistemológicos e metodológicos. 3ª ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2012. p. 295-316.
DANTE, Luis Roberto. Didática da Resolução de Problemas de Matemática: 1ª a 5ª séries para estudantes do curso de Magistério e professores do 1º grau. 12. ed. São Paulo: Editora Ática, 2000.
FILIPE, Fabiana Alvarenga; SILVA, Dayane dos Santos; Costa, Áurea de Carvalho. Uma base comum na escola: análise do projeto educativo da Base Nacional Comum Curricular. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, [S.l.], v. 29, n. 112, p. 783-803, jul. 2021.
OMS, Organização Mundial da Saúde. Folha informativa COVID-19: escritório da OPAS e da OMS no Brasil.
SÃO PAULO (Estado). Conselho Estadual de Educação. Deliberação nº 9/97. Homologada pela Resolução SE de 04 de agosto de 1997. Institui o Sistema de Ensino do Estado de São Paulo, o Regime de progressão continuada no Ensino Fundamental. São Paulo, p. 820-830, 1997. p.820-830.
SÃO PAULO (Estado). Decreto nº 64.862, de 13 de março de 2020. Dispõe sobre a adoção, no âmbito da Administração Pública direta e indireta, de medidas temporárias e emergenciais de prevenção de contágio pelo COVID-19 (Novo Coronavírus), bem como sobre recomendações no setor privado estadual. Diário Oficial/SP. Vol. 130, Nº 51. Caderno Executivo, seção 1, de 14 mar. 2020.
SÃO PAULO (Estado).Coordenadoria Pedagógica(COPED). Comunicado COPED de 17 de março de 2020. Documento orientador: atividades a distância e de conscientização sobre a prevenção ao coronavírus. São Paulo, 2020.
SÃO PAULO (Estado).Secretaria da Educação. Documento orientador de atividades escolares não presenciais. 2020.
SÃO PAULO (Estado).Coordenadoria Pedagógica(COPED). Aprender Sempre- 9º ano do ensino Fundamental, volumes 1, 2 e 3. 2020.
SÃO PAULO (Estado).Coordenadoria Pedagógica(COPED). Comunicado Externo Conjunto Subsecretaria /COPED 2020- Nº 155.
SÃO PAULO (Estado).Secretaria da Educação. Resolução Seduc-82, de 10-11-2020. Dispõe sobre os critérios de aprovação e retenção no ano letivo de 2020 na rede estadual de ensino.
SÃO PAULO (Estado).Coordenadoria Pedagógica(COPED). Comunicado Externo Conjunto Subsecretaria /COPED- Nº 132/2021.
SÃO PAULO (Estado).Coordenadoria Pedagógica(COPED). Aprender Sempre- 1ª série do ensino médio, volumes 1,2,3 e 4. 2021.
SÃO PAULO (Estado).Coordenadoria Pedagógica(COPED). Aprender Sempre- 9º ano do ensino Fundamental, volumes 1, 2, 3 e 4. 2021.
QUAGLIATO, M. F. T. Os Estudos de Recuperação no ensino Fundamental: Aprendizagem ou Discriminação? 2003. 148p. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas. Campinas. 2003.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista BOEM
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os artigos publicados pela Revista BOEM são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. As/os leitoras/es são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista BOEM, desde que sempre haja menção explícita ao/s autor/es e à BOEM e que não haja qualquer alteração no trabalho original.
Todos os direitos autorais são atribuídos à revista BOEM. Ao submeter um artigo à Revista BOEM e tê-lo aprovado, as/os autoras/es concordam em ceder, sem remuneração, os direitos autorais à revista BOEM e a permissão para que a revista BOEM redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista BOEM.
O BOEM adota a licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional.