Desenvolvimento curricular em matemática a partir de projetos integradores: estudo com professoras em formação inicial

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X10192022044

Keywords:

Currículos de Matemática, Integração Curricular, Projeto Integrador, Conhecimento Profissional Docente

Abstract

Levar licenciandas a estudar temas do currículo e a experienciar práticas que rompessem com a lógica disciplinar e linear do processo de educar matematicamente motivou a criação de oportunidade para colocá-las no processo de autoria de suas aprendizagens. Neste artigo analisamos 39 projetos integradores concebidos a partir do levantamento de aspectos da realidade local e problemas socais de onde estudantes e escola estão inseridos, para os quais as licenciandas de uma turma do curso de Pedagogia atuaram como autoras. Trata-se de um estudo do tipo análise documental, conduzido pelo objetivo de problematizar o desenvolvimento curricular em Matemática a partir de projetos integradores como prática na formação inicial de professores. A atividade de elaborar esses projetos levou as licenciandas a considerar que a construção do conhecimento implicado em questões e problemas da realidade global ou local envolve estudo, reorganizações e desconstrução da imagem do professor como único detentor do conhecimento. Também indicou a necessidade de se investir em conhecimentos específicos de Matemática e de metodologias de ensino.

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Author Biography

Gilberto Januario, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Doutor em Educação Matemática, Professor da Universidade Federal de Ouro Preto e Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Montes Claros, Minas Gerais, Brasil.

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Published

2022-02-18

How to Cite

JANUARIO, Gilberto. Desenvolvimento curricular em matemática a partir de projetos integradores: estudo com professoras em formação inicial. Revista BOEM, Florianópolis, v. 10, n. 19, p. 44–62, 2022. DOI: 10.5965/2357724X10192022044. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/21708. Acesso em: 22 dec. 2024.