Experiências com Modelagem Matemática no estágio de docência da pós-graduação
DOI:
https://doi.org/10.5965/2357724X112023e0011Keywords:
modelagem matemática, estágio docente, formação Inicial de professores de matemáticaAbstract
Este relato de experiência apresenta algumas reflexões sobre as atividades realizadas durante o Estágio de Docência, do Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Cascavel. No estágio desenvolvemos tarefas de Modelagem Matemática com alunos do terceiro ano do curso de Licenciatura em Matemática, da Unioeste. Assim, neste trabalho, discutimos as ações realizadas no estágio docente, a reação dos estudantes de graduação ao realizar tarefas de Modelagem Matemática além das contribuições do Estágio de Docência para a ministrante. Destacamos, a partir da experiência, que os futuros professores tiveram um estranhamento com a estrutura aberta das tarefas de Modelagem Matemática, entretanto afirmavam gostar dos temas e consideram-nos pertinentes. Os alunos, em nenhuma das atividades de Modelagem, procuraram estabelecer modelos matemáticos e não utilizaram a Matemática ensinada no Ensino Superior, o que pode sugerir que essa Matemática é vista de forma desvinculada da realidade, isto é, sem suas aplicações. As experiências vividas no estágio, pela ministrante, forneceram mais segurança e conhecimento a respeito do trabalho com a Modelagem em sala de aula. Foi possível escolher uma tarefa pertinente aos alunos, planejar todas as etapas do desenvolvimento, receber orientações do professor regente, pôr em prática o que havia sido planejado e, por fim, avaliar e refletir sobre a prática. A reflexão foi de extrema importância para o desenvolvimento profissional da autora, pois permitiu autoavaliar-se, pensar nos acertos e erros, avaliar a Modelagem Matemática como metodologia e refletir sobre a reação dos futuros professores ao realizarem atividades de Modelagem.
Downloads
References
ALMEIDA, Lourdes Maria Werle. DIAS, Michele Regiane. Formação de Professores e Modelagem Matemática. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 8., Recife – PE, Anais [...]. Recife, 2004.
BARBOSA, Jonei Cerqueira. Modelagem Matemática: o que é? Por que? Como? Veritati, n. 4, p. 73-80, 2004.
BARBOSA, Jonei Cerqueira. Modelagem na Educação Matemática: contribuições para o debate teórico. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 24., 2001, Caxambu. Anais... Rio de Janeiro: ANPED, 2001c. p. 1 - 30.
BIEMBENGUT, Maria Salett; HEIN, Nelson. Modelagem Matemática no ensino. 4. ed. São Paulo: Contexto, 127 p., 2005.
BORBA, Marcelo de Carvalho; SKOVSMOSE, Ole. The ideology of certainty in mathematics education. For the learning for mathematics, Kingston, v. 17, n. 3, p. 17-23, nov. 1997.
BURAK, Dionísio. Critérios norteadores para a adoção da Modelagem Matemática no Ensino Fundamental e Secundário. Zetetiké. Ano 2-nº 2, p. 47-60, 1994.
BURAK, Dionísio. Modelagem Matemática: ações e interações no processo de ensino-aprendizagem. 1992. 460 p. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1992.
CALDEIRA, Ademir Donizeti. A modelagem matemática e suas relações com o currículo. In: IV Conferência Nacional sobre Modelagem e Educação Matemática – CNMEM. Anais... Feira de Santana: UEFS – 1CD-ROM, 2005.
CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Os Estágios nos Cursos de Licenciatura. São Paulo: Cengage Learning, 2012. 140 p.
CASTRO, Juliana Facanali. Um estudo sobre a própria prática em um contexto de aulas investigativas de Matemática. 2004. 197 p. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2004.
CORTE, Anelise Copetti Dalla; LEMKE, Cibele Krause. O estágio supervisionado e sua importância para a formação docente frente aos novos desafios de ensinar. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - EDUCERE, 12., 2015, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2015. p. 31001 - 31010.
FELDKERCHER, Nadiane. O estágio curricular supervisionado como componente teórico e prático em cursos de formação inicial de professores. Revista Espaço Acadêmico, n. 115, p. 110-116, 2010.
GAERTNER, Rosinete; OECHSLER, Vanessa. Prática de ensino e estágio supervisionado na formação do professor de matemática. Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 4.6, p. 67-77, 2009.
KLÜBER, Tiago Emanuel; BURAK, Dionísio. Depoimentos de estudantes sobre a Matemática e a Modelagem Matemática: aspectos epistemológicos evidenciados em âmbito escolar. REVEMAT - Revista Eletrônica de Educação Matemática. v. 3.2, p.16-29, UFSC: 2008.
KLÜBER, Tiago Emanuel; BURAK, Dionísio. Modelagem Matemática: pontos que justificam a sua utilização no ensino. In: ENEM-Encontro Nacional de Educação Matemática, 9., 2007, Belo Horizonte. Anais [...]. Belo Horizonte: UNIBH, 2007, p. 1-15.
LOUREIRO, Daniel Zampieri; TAMBARUSSI, Carla Melli; KLÜBER, Tiago Emanuel. Estágio Docente: Sobre a Formação de Professores em Modelagem Matemática na Educação Matemática. Educação Matemática em Revista, v. 20, n. 46, p. 63-71, 16 set. 2015.
PASSERINI, Gislaine Alexandre. O estágio supervisionado na formação inicial do professor de Matemática na ótica de estudantes do curso de licenciatura em Matemática da UEL. 2007. 122 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática). Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2007.
PEREIRA, Rudolph dos Santos Gomes; SEKI, Jeferson Takeo Padoan; PALHARINI, Bárbara Nivalda; COELHO NETO, João; SILVA, Ariel Cardoso da; DAMIN, Willian; MARTINS, Bianca de Oliveira. Modelagem Matemática e Tecnologias Digitais Educacionais: possibilidades e aproximações por meio de uma revisão sistemática de literatura. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S.L.], v. 8, n. 2, p. 80-94, 5 jul. 2017. Cruzeiro do Sul Educacional. http://dx.doi.org/10.26843/rencima.v8i2.1214.
PONTE, João Pedro Mendes da. Investigar, ensinar e aprender. Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa. Actas do ProfMat 2003, p. 25-39. Lisboa: APM. CD-ROM.
QUADROS, Vera Cristina de; KOCHHANN, Maria Elizabete Rambo. Contribuições do Estágio Curricular Supervisionado da Licenciatura em Matemática no processo de construção dos saberes docentes dos estagiários. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S.L.], v. 9, n. 3, p. 106-122, 28 jun. 2018. Cruzeiro do Sul Educacional. http://dx.doi.org/10.26843/rencima.v9i3.1333.
SBEM – SOCIEDADE BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (2003). Subsídios para a discussão de propostas para os cursos de licenciatura em Matemática: uma contribuição da Sociedade Brasileira de Educação Matemática.
SCHERER, Suely. Uma estética possível para a educação bimodal: aprendizagem e comunicação em ambientes presenciais e virtuais. 2005. 240 p. Tese (Doutorado em Educação). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
SKOVSMOSE, Ole. Cenários para investigação. Bolema, Rio Claro, SP, v. 13, n. 14, p. 66-91, 2000. Tradução: Jonei Cerqueira Barbosa.
SETTI, Elenice Josefa Kolancko. Modelagem Matemática no Curso Técnico de Informática Integrado ao Ensino Médio: um trabalho interdisciplinar. 2017. 261 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Londrina, 2017.
TEIXEIRA, Bruno Rodrigo; CYRINO, Márcia Cristina da Costa Trindade. O estágio supervisionado como oportunidade de desenvolvimento profissional para futuros professores de matemática. In: LOPES, Celi. Espasandin; TRALDI, Armando; FERREIRA, Ana Cristina (Orgs.). O estágio na formação inicial do professor que ensina matemática. Campinas: Mercado das Letras, 2015. 1. Ed. p. 81-112.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista BOEM
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os artigos publicados pela Revista BOEM são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. As/os leitoras/es são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista BOEM, desde que sempre haja menção explícita ao/s autor/es e à BOEM e que não haja qualquer alteração no trabalho original.
Todos os direitos autorais são atribuídos à revista BOEM. Ao submeter um artigo à Revista BOEM e tê-lo aprovado, as/os autoras/es concordam em ceder, sem remuneração, os direitos autorais à revista BOEM e a permissão para que a revista BOEM redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista BOEM.
O BOEM adota a licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional.