Metodologia de investigação nos anos iniciais: tarefas investigativas explorando conteúdos matemáticos
DOI:
https://doi.org/10.5965/2357724X112023e0008Keywords:
investigação matemática, valor posicional, prática educativa, ensino de matemáticaAbstract
Este artigo tem como objetivo apresentar um estudo teórico-prático que visa analisar implicações da metodologia de Investigação Matemática na aprendizagem de estudantes de um 3º ano do Ensino Fundamental, de 8 e 9 anos de idade de uma escola pública. Foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, que apresenta um estudo bibliográfico sobre o tema e uma atividade apresentando as etapas desta metodologia, discutindo-as com um olhar para a construção do conhecimento matemático. Os dados relacionados a prática foram obtidos por meio do bloco de notas dos estudantes, observação e diário de bordo da professora-pesquisadora e gravações de áudio dos encontros. A atividade relatada e analisada nesse artigo envolve o entendimento do valor do zero na constituição de um número e a compreensão do valor posicional de um numeral. Os resultados indicam que a atividade proposta no contexto de uma aula de investigação, oportunizou o desenvolvimento da autonomia, da criatividade e da criticidade, bem como a compreensão com significado com conceitos estudados.
Downloads
References
BERTINI, Luciane de Fátima; PASSOS, Carmen Lúcia Brancaglion. Uso da investigação matemática no processo de ensino e aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental. In: Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 12, 2008, Rio Claro. Anais eletrônicos [...]. Rio Claro: Unesp, 2008. p. 1-17.
BOGDAN, Robert C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução a teoria e aos métodos. Porto: Porto, 1994.
BOERI, Camila; VIONE, Marcio Tadeu. Abordagens em Educação Matemática. Domínio Público, v.1, 2009.
CARNEIRO, Reginaldo Fernando, et al. Histórias Infantis na Formação de Professores que Ensinam Matemática nos Anos Iniciais. In: CARNEIRO, Reginaldo Fernando; SOUZA, Antônio Carlos de; BERTINI, Luciane de Fátima. A Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental [livro eletrônico]: práticas de sala de aula e de formação de professores. Brasília, DF: SBEM, 2018. (Coleção SBEM; 11), p. 162-178.
D’AMBROSIO, Beatriz. Prefácio. In: LOPES, Celi Espasandin; NACARATO, Adair Mendes (orgs.) Orquestrando a Oralidade, a Leitura e a Escrita na Educação Matemática. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2018. p. 9 -17.
FERREIRA, Allan Silva; ZUIN, Elenice de Souza Lodron. Introdução do conceito de derivada a partir da Investigação Matemática. BoEM, Joinville, V. 6, n. 10, p. 82-102, ago 2018.
FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sérgio. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.
LAMONATO, Maíza; PASSOS, Carmen Lúcia Brancaglion. Discutindo resolução de problemas e exploração-investigação matemática: reflexões para o ensino de matemática. Zetetiké. FE/Unicamp v. 19, n. 36. p. 51-74, jul/dez 2011.
LORENZATO, Sérgio. Para aprender matemática. 3.ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2010.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. de. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: E.P.U., 1986.
MILAN, Ivonildes dos Santos. O ensino do Sistema de Numeração Decimal nas séries iniciais do Ensino Fundamental: as relações com a aprendizagem do valor posicional. 2017. 149 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.
PONTE, João Pedro da, et al. O trabalho do professor numa aula de investigação matemática. Quadrante. Vol. VII, n. 2. p. 41-70, 1998.
PONTE, João Pedro da. Investigar, Ensinar e Aprender. Actas do ProfMat. Lisboa: APM, p. 01-23, 2003.
PONTE, João Pedro da. Explorar e investigar em matemática: desafio para alunos e professores. Movimento, Rio de Janeiro, n. 14, set. 2006.
PONTE, João Pedro da. A investigação em educação matemática em Portugal. Realizações e perspectivas. 2008. 26 p.
PONTE, João Pedro da, et al. Investigações matemáticas na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
PONTE, João Pedro da (org). Práticas Profissionais dos Professores de Matemática. Universidade de Lisboa. (e-book) 2014.
PONTE, João Pedro da, et al. Exercícios, problemas e explorações: Perspectivas de professoras num estudo de aula. Quadrante. V. XXIV, n. 2. p. 111-134, 2015.
PONTE, João Pedro da, et al. Investigações matemáticas e investigações na prática profissional. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017. 365 p.
SKOVSMOSE, Ole. Cenários para investigação. Bolema, n. 14, p. 66-91, 2000.
SKOVSMOSE, Ole. Desafios da reflexão em educação matemática crítica. Campinas: Papirus, 2008. 138 p.
SKOVSMOSE, Ole. Um Convite à Educação Matemática Crítica. São Paulo: Papirus, 2014. 141 p.
UNESCO. Os desafios do ensino de matemática na educação básica. Brasília: UNESCO; São Carlos: EDUFSCAR, 2016.
VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
VYGOTSKY, Lev Semenovich. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
VAN DE WALLE, John A. Matemática no Ensino Fundamental: formação de professores e aplicações em sala de aula. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista BOEM
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os artigos publicados pela Revista BOEM são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. As/os leitoras/es são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista BOEM, desde que sempre haja menção explícita ao/s autor/es e à BOEM e que não haja qualquer alteração no trabalho original.
Todos os direitos autorais são atribuídos à revista BOEM. Ao submeter um artigo à Revista BOEM e tê-lo aprovado, as/os autoras/es concordam em ceder, sem remuneração, os direitos autorais à revista BOEM e a permissão para que a revista BOEM redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista BOEM.
O BOEM adota a licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional.