Da ação à construção: uma experiência com smartphone e trabalho cooperativo no ensino de funções afins no Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.5965/2357724X081520200143Abstract
Este texto objetiva apresentar e analisar os resultados de uma sequência de atividades sobre função afim que foi aplicada com um grupo de estudantes do oitavo ano do ensino básico, as quais fazem parte de um recorte dos dados produzidos para uma dissertação em um curso de mestrado em Ensino de Matemática. Este artigo busca analisar quais as contribuições das ações cooperativas na construção de conceitos matemáticos, a partir de uma perspectiva que proporciona e analisa o trabalho coletivo entre os estudantes. O presente artigo, teoricamente, é fundamentado nas ideias sobre cooperação de Jean Piaget e em estudos que refletem sobre o uso de smartphones na Educação Matemática. Caracteriza-se o presente estudo com um viés metodológico qualitativo o qual permitiu, a partir das análises feitas nos diálogos entre os estudantes participantes do experimento, observar a título de conclusão, que uma ação coletiva durante a exploração das situações apresentadas e que envolveu o assunto funções afins, convergiu para uma construção de conhecimentos matemáticos.
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