O conhecimento algébrico escolar nos PCN sob a perspectiva da terapia de Wittgenstein
DOI:
https://doi.org/10.5965/2357724X07142019113Abstract
Neste texto analisamos, de forma teórica, como é tratado o conhecimento algébrico escolar nos PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais), que consideramos baseada nas concepções essencialista e referencial, destacando o construtivismo educacional. Neste sentido, realizamos uma terapia filosófica a partir dos estudos de Wittgenstein, que permite observar confusões próprias de aportes teóricos. O documento, baseado no construtivismo aponta para uma essência entre álgebra e outras áreas do conhecimento e coloca a linguagem em um papel apenas representativo. Compreendemos que há uma relação entre álgebra e aritmética, mas esta percepção não é clara a alunos que não foram iniciados a certos aspectos da linguagem matemática, como no caso da álgebra. A terapia de Wittgenstein permite entender que a essência existe quando já se domina vários níveis e tipos de linguagem e mesmo assim essa essência é construída, pois de fato o que há são apenas semelhanças, e quando não compreendidas como tais, causam confusões filosóficas que fundamentam teses educacionais, como ocorre com o construtivismo.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de Direito Autoral
Os artigos publicados pela Revista BOEM são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. As/os leitoras/es são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista BOEM, desde que sempre haja menção explícita ao/s autor/es e à BOEM e que não haja qualquer alteração no trabalho original.
Todos os direitos autorais são atribuídos à revista BOEM. Ao submeter um artigo à Revista BOEM e tê-lo aprovado, as/os autoras/es concordam em ceder, sem remuneração, os direitos autorais à revista BOEM e a permissão para que a revista BOEM redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista BOEM.
O BOEM adota a licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional.