Uma reflexão sobre a ideia de superação do ensino tradicional na educação matemática: a dicotomia entre a abordagem clássica e abordagens inovadoras em foco
DOI:
https://doi.org/10.5965/2357724X07142019079Abstract
No campo da educação matemática, o ensino tradicional tem sido alvo de críticas e, em decorrência, tem sido contraposto por uma abordagem de investigação que de acordo com a literatura pode tomar muitas formas, mas que, em grande medida, compartilham a ideia de abordar o ensino da matemática a partir da exploração de uma situação-problema oriunda do cotidiano do aluno ou de outras ciências. Este artigo tem a finalidade de discutir a relação entre a tradição e a inovação no ensino da matemática, tendo como referencial as formulações do filósofo Ludwig Wittgenstein sobre a natureza do conhecimento matemático que serão usadas para subsidiar nossa reflexão e apontar como a atividade de ensino da disciplina poderia articular os aspectos que julgamos fundamentais de serem aprendidos pelo aluno. Os resultados apontam que o ensino de conceitos matemáticos deve considerar tanto o aspecto normativo quanto o aspecto descritivo da matemática e que, por força da natureza do conhecimento matemático, o ensino do aspecto normativo não deve ser negligenciado.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de Direito Autoral
Os artigos publicados pela Revista BOEM são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. As/os leitoras/es são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista BOEM, desde que sempre haja menção explícita ao/s autor/es e à BOEM e que não haja qualquer alteração no trabalho original.
Todos os direitos autorais são atribuídos à revista BOEM. Ao submeter um artigo à Revista BOEM e tê-lo aprovado, as/os autoras/es concordam em ceder, sem remuneração, os direitos autorais à revista BOEM e a permissão para que a revista BOEM redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista BOEM.
O BOEM adota a licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional.