Jogos e objetos matemáticos como recurso pedagógico: terapia wittgensteiniana dos conceitos psicológicos
DOI:
https://doi.org/10.5965/2357724X07142019043Abstract
Este artigo é um recorte de nossa pesquisa de mestrado, em andamento, a qual tem por intuito apontar reflexões acerca da utilização de conceitos psicológicos atribuídos ao uso de jogos e objetos matemáticos como recurso pedagógico. Algumas pesquisas presentes na literatura da Educação Matemática apontam que a utilização desses recursos favorece a aprendizagem da Matemática por parte dos alunos, desenvolvendo habilidades como o raciocínio lógico, memória, concentração, entre outros. Por vezes, esses conceitos psicológicos são tratados como se fossem processos mentais, ou mesmo atribuídos a aspectos físicos, resultado de uma concepção referencialista da linguagem, isto é, algo que é independente da linguagem, o que pode trazer equívocos no planejamento para se trabalhar em sala de aula. Desta forma, basear-nos-emos nas ideias do Filósofo Ludwig Wittgenstein, o qual nos apresenta a terapia filosófica como meio de esclarecer a utilização de nossas expressões linguísticas, realizaremos então uma discussão teórica acerca dos conceitos psicológicos referentes ao uso de jogos e objetos matemáticos, como recurso pedagógico. Nossos resultados parciais apontam que a terapia dos conceitos psicológicos pode nos ajudar a evitar equívocos no que diz respeito a compreensão das habilidades desenvolvidas por meio do uso de jogos e da utilização de objetos manipuláveis nas aulas de matemática.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de Direito Autoral
Os artigos publicados pela Revista BOEM são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. As/os leitoras/es são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista BOEM, desde que sempre haja menção explícita ao/s autor/es e à BOEM e que não haja qualquer alteração no trabalho original.
Todos os direitos autorais são atribuídos à revista BOEM. Ao submeter um artigo à Revista BOEM e tê-lo aprovado, as/os autoras/es concordam em ceder, sem remuneração, os direitos autorais à revista BOEM e a permissão para que a revista BOEM redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista BOEM.
O BOEM adota a licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional.