As justificações matemáticas de alunos do 5.º ano na validação de uma conjetura no estudo da igualdade de triângulos
DOI:
https://doi.org/10.5965/2357724X06122018021Abstract
Este artigo tem como objetivo compreender as justificações matemáticas de alunos portugueses, do 5.º ano, na validação de uma conjetura sobre propriedades de triângulos, no contexto de uma experiência de ensino que privilegiou uma abordagem de ensino exploratório. A metodologia de pesquisa é de natureza qualitativa, com uma recolha de dados que incidiu nas produções escritas dos alunos nas quais estes procuram validar ou refutar uma conjetura, assim como no registo vídeo de alguns momentos de discussão coletiva. A análise das justificações dos alunos adotou um referencial baseado em Balacheff (1988) e Harel e Sowder (1998), com três níveis. Os resultados mostram que as justificações de conjeturas dos alunos situam-se nos níveis 2 e 3 do modelo adotado, ou seja, baseiam-se em desenhos, gestos ou verificação aleatória de alguns casos e na justificação que recorre a exemplos cuidadosamente selecionados.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de Direito Autoral
Os artigos publicados pela Revista BOEM são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. As/os leitoras/es são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista BOEM, desde que sempre haja menção explícita ao/s autor/es e à BOEM e que não haja qualquer alteração no trabalho original.
Todos os direitos autorais são atribuídos à revista BOEM. Ao submeter um artigo à Revista BOEM e tê-lo aprovado, as/os autoras/es concordam em ceder, sem remuneração, os direitos autorais à revista BOEM e a permissão para que a revista BOEM redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista BOEM.
O BOEM adota a licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional.