Redação Matemática como instrumento pedagógico
DOI:
https://doi.org/10.5965/2357724X06102018294Abstract
Este produto educacional é resultado de uma pesquisa de dissertação do Programa de Mestrado Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Câmpus Jataí, e foi realizado na rede pública estadual e municipal de ensino no município de Doverlândia-GO. Teve como objetivo desenvolver com docentes do ensino fundamental na disciplina de Matemática, a leitura e a escrita por meio de histórias em quadrinhos, carta e diário utilizando-se as tecnologias digitais no ambiente de aprendizagem Moodle. Foi ministrado um curso de formação de professores com essas ferramentas de apoio, quando os professores elaboraram suas sequências didáticas usando as tecnologias digitais para saber quais os sentidos que os docentes atribuem ao uso da leitura e da escrita Matemática como instrumento pedagógico. Os resultados mostraram que os docentes atribuem diversos sentidos, sendo de ilustração, de complementação, de construção de conceitos e de motivação. Notou-se que a maior dificuldade/desafio em desenvolver atividades com tecnologias digitais se dá pela inexistência e/ou pelas precárias condições dos laboratórios de informática das escolas.
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