Tópicos de Probabilidade através da Resolução de Problemas
DOI:
https://doi.org/10.5965/2357724X06102018328Abstract
Este artigo tem por objetivo apresentar uma proposta para o ensino de alguns tópicos do conteúdo Probabilidade por meio da Resolução de Problemas, voltada para o trabalho com alunos de Ensino Médio. A perspectiva da Resolução de Problemas adotada é como ponto de partida para o ensino de conceitos matemáticos, conforme apresentado por Onuchic e Allevato (2009), e, por isso, são destacadas algumas ações e sugestões para o desenvolvimento de uma prática em sala de aula nessa perspectiva. Na proposta são apresentados os enunciados de problemas escolhidos, de acordo com os conceitos a serem introduzidos, e para cada um deles são indicadas possíveis resoluções e encaminhamentos que podem ser adotados pelo professor a partir de resoluções apresentadas com vistas à formalização dos conceitos. Entre as expectativas com a aplicação desta proposta podem ser destacadas a introdução de conceitos com compreensão e, além disso, maior participação dos alunos nas tarefas propostas e envolvimento com a sua aprendizagem.
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