Contextualização e o Ensino de Matemática: uma análise das questões de matemática do vestibular da UEPA
DOI:
https://doi.org/10.5965/2357724X05092017081Resumo
A referida pesquisa tem como objetivo identificar e caracterizar as estratégias de contextualização utilizadas pela Universidade do Estado do Pará – UEPA, nas questões de matemática em seu processo seletivo (PROSEL), no período de 2011 a 2015. No entanto, foram analisadas de acordo com Bardin (2009), o enunciado de 100 questões de matemática. Neste contexto, identificamos 6 (seis) grupos de estratégias utilizadas pela UEPA, sendo estas: Contextualização nas práticas sociais atuais; Contextualização em outras áreas do conhecimento; Contextualização na própria matemática; Contextualização na história da matemática; Contextualização em características regionais e “Pretextualização” e/ou Pseudo-contextualização. A estratégia que buscou aproximar os conhecimentos matemáticos com as práticas sociais atuais teve maior evidência (47%), em detrimento da busca por relação das características regionais no contexto das questões de matemática (6%). Observamos também que as estratégias aqui evidenciadas possibilita aos professores compreender de forma mais abrangente a contextualização no ensino de matemática.
Palavras-chave: Universidade do Estado do Pará; Ensino de matemática; Contextualização
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os artigos publicados pela Revista BOEM são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. As/os leitoras/es são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista BOEM, desde que sempre haja menção explícita ao/s autor/es e à BOEM e que não haja qualquer alteração no trabalho original.
Todos os direitos autorais são atribuídos à revista BOEM. Ao submeter um artigo à Revista BOEM e tê-lo aprovado, as/os autoras/es concordam em ceder, sem remuneração, os direitos autorais à revista BOEM e a permissão para que a revista BOEM redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista BOEM.
O BOEM adota a licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional.