A Postura Fenomenológica nas Pesquisas em Educação Matemática

Autores

  • Jamur Andre Venturin UFT
  • Anderson Afonso da Silva

Resumo

Este trabalho tem como objetivos expressar nossa compreensão de aspectos conceituais de Fenomenologia, e apresentar uma pesquisa realizada com a abordagem fenomenológica. No primeiro movimento, dizemos dos conceitos fenomenológicos que estão se destacando com os estudos realizados em Husserl, Ales Bello e Bicudo, bem como explicitamos nosso entendimento de conceitos fenomenológicos e da atitude fenomenológica do pesquisador no movimento de pesquisa. No segundo movimento, descrevemos aspectos do trabalho de Mocrosky (2010), evidenciando o objeto de pesquisa, a interrogação, a elaboração dos procedimentos metodológicos e a postura fenomenológica, assumida pela pesquisadora, no movimento de investigação. Por fim, anunciamos campos de possibilidades para pesquisar em Educação Matemática com abordagem fenomenológica e destacamos como está sendo entendida a postura fenomenológica, assumida por nós pesquisadores, no desenvolvimento de nossas pesquisas de doutorado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-12-08

Como Citar

VENTURIN, Jamur Andre; DA SILVA, Anderson Afonso. A Postura Fenomenológica nas Pesquisas em Educação Matemática. Revista BOEM, Florianópolis, v. 2, n. 3, p. 98–111, 2014. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/5792. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos