O ver-como wittgensteiniano e suas implicações para a aprendizagem da Matemática: um ensaio

Autores

  • Paulo Vilhena da Silva PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ / SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ANANINDEUA-PA
  • Marisa Rosâni Abreu da Silveira PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Resumo

Com o objetivo de incrementar o debate sobre a questão da visualização no aprendizado da Matemática, procuramos apontar como a filosofia da linguagem de Wittgenstein, em especial seu conceito de ver-como, pode ajudar a compreender algumas das dificuldades de aprendizagem da Matemática, como, por exemplo, ver a diagonal de um retângulo como a hipotenusa de um triângulo retângulo. Conforme evidenciou Presmeg (2006), a maioria das pesquisas que tratam desse âmbito fundamentam-se na Psicologia da Matemática, daí a relevância em discutir essa questão tendo como base a filosofia da linguagem, no sentido de apontar perspectivas diferentes. Assim, desenvolveremos o presente artigo como segue: discutiremos o significado como uso na filosofia da linguagem de Wittgenstein, o que nos ajudará a compreender o conceito de ver-como não como um processo mental, mas como o domínio de técnicas, para, então, discutirmos como as ideias desse filósofo podem ajudar a lançar luz sobre algumas questões sobre a visualização no aprendizado da Matemática.

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Publicado

2014-12-08

Como Citar

DA SILVA, Paulo Vilhena; ABREU DA SILVEIRA, Marisa Rosâni. O ver-como wittgensteiniano e suas implicações para a aprendizagem da Matemática: um ensaio. Revista BOEM, Florianópolis, v. 2, n. 3, p. 17–34, 2014. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/4857. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos