A Utilização do jogo educativo GEONANDIA 3D no ensino de Matemática: uma investigação com estudantes de séries iniciais do ensino fundamental sobre o tema geometria
Resumo
O presente artigo apresenta os resultados de uma investigação realizada com estudantes de quarta série do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de ensino de Itapema, Santa Catarina, sobre o tema geometria com a utilização do jogo educativo GEONANDIA 3D. A pesquisa tem caráter qualitativo e um dos instrumentos utilizados para coleta de dados consistiu de um questionário. Para análise dos resultados, as ideias de Lara (2004), Gladcheff, Zuffi e Silva (2001) e as orientações dos PCN, nortearam com ênfase as colocações referentes a jogos educacionais e sua abordagem perante aos estudantes. A investigação foi dividida em dois momentos: no primeiro foi aplicado o jogo GEONÂNDIA 3D e no segundo momento ocorreu um feedback com os estudantes referente a utilização do jogo educativo e a forma abordada em sala de aula para a aprendizagem de conceitos matemáticos. Os resultados evidenciam que, os jogos educacionais são ferramentas auxiliadoras indispensáveis no processo de ensino e aprendizagem, devido à tentativa de agregar o lúdico para salas de aula e com isso tendem a ser mais agradáveis, instigando o estudante ao novo, auxiliando-os no desenvolvimento do raciocínio de maneira natural e ágil, com possibilidades de se tornar uma ferramenta auxiliadora no seu cotidiano escolar.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os artigos publicados pela Revista BOEM são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. As/os leitoras/es são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista BOEM, desde que sempre haja menção explícita ao/s autor/es e à BOEM e que não haja qualquer alteração no trabalho original.
Todos os direitos autorais são atribuídos à revista BOEM. Ao submeter um artigo à Revista BOEM e tê-lo aprovado, as/os autoras/es concordam em ceder, sem remuneração, os direitos autorais à revista BOEM e a permissão para que a revista BOEM redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista BOEM.
O BOEM adota a licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional.