A Utilização do jogo educativo GEONANDIA 3D no ensino de Matemática: uma investigação com estudantes de séries iniciais do ensino fundamental sobre o tema geometria

Autores

  • Wanderley Pivatto Brum Universidade Federal de Santa Catarina
  • Gisele Aparecida Silva Silveira Formanda em Sistemas de Informação pela Faculdade Avantis de Ensino.

Resumo

O presente artigo apresenta os resultados de uma investigação realizada com estudantes de quarta série do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de ensino de Itapema, Santa Catarina, sobre o tema geometria com a utilização do jogo educativo GEONANDIA 3D. A pesquisa tem caráter qualitativo e um dos instrumentos utilizados para coleta de dados consistiu de um questionário. Para análise dos resultados, as ideias de Lara (2004), Gladcheff, Zuffi e Silva (2001) e as orientações dos PCN, nortearam com ênfase as colocações referentes a jogos educacionais e sua abordagem perante aos estudantes. A investigação foi dividida em dois momentos: no primeiro foi aplicado o jogo GEONÂNDIA 3D e no segundo momento ocorreu um feedback com os estudantes referente a utilização do jogo educativo e a forma abordada em sala de aula para a aprendizagem de conceitos matemáticos. Os resultados evidenciam que, os jogos educacionais são ferramentas auxiliadoras indispensáveis no processo de ensino e aprendizagem, devido à tentativa de agregar o lúdico para salas de aula e com isso tendem a ser mais agradáveis, instigando o estudante ao novo, auxiliando-os no desenvolvimento do raciocínio de maneira natural e ágil, com possibilidades de se tornar uma ferramenta auxiliadora no seu cotidiano escolar.

Biografia do Autor

Wanderley Pivatto Brum, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela FURB/SC

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Publicado

2014-08-04

Edição

Seção

_Artigos