Lúdico no Ensino de Frações
Resumo
Este trabalho descreve a um projeto de ensino elaborado e desenvolvido no decorrer da disciplina de Prática de Ensino de Matemática[1], disciplina esta que faz parte da grade do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Esse projeto aqui apresentado foi elaborado por dois acadêmicos do curso e as Tendências abordadas foram a História da Matemática e Tecnologias da Informação, bem como um Jogo Educativo. Por sua vez o conteúdo matemático abordado foi o de frações. Especificamente sobre a História da Matemática exploramos a História das Frações e no caso das Tecnologias da Informação utilizamos um vídeo (desenho animado). Com relação ao lúdico no processo de ensino aprendizagem, trabalhou-se com os seguintes jogos - “Dominó de Frações” e com o Tangram. Tal projeto foi aplicado em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola Municipal da cidade Joinville/SC.
[1] A disciplina de Prática de Ensino de uma forma geral tem o objetivo de que os licenciandos elaborarem e desenvolvam um projeto de trabalho envolvendo alguma(s) das Tendências em Educação Matemática e após a realização do mesmo elaborem um artigo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os artigos publicados pela Revista BOEM são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. As/os leitoras/es são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista BOEM, desde que sempre haja menção explícita ao/s autor/es e à BOEM e que não haja qualquer alteração no trabalho original.
Todos os direitos autorais são atribuídos à revista BOEM. Ao submeter um artigo à Revista BOEM e tê-lo aprovado, as/os autoras/es concordam em ceder, sem remuneração, os direitos autorais à revista BOEM e a permissão para que a revista BOEM redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista BOEM.
O BOEM adota a licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional.