Dona Romilda e sua Topolãgia: as deformações da lã de ovelha

Autores

  • Juliano Espezim Soares Faria Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis
  • Ely das Graças Souza

Resumo

Com este artigo objetivamos apresentar o trabalho artesanal que Dona Romilda, moradora do Quilombo Invernada dos Negros, elabora a partir da lã de ovelha, a qual passa por processos de deformações até ser transformada em artesanato. Para efetivar este intento, baseados em Gallo (2008) e Tadeu; Corazza & Zordan (2004), fizemos uma criação conceitual a partir da Topologia das Superfícies, criando o termo Topolãgia, considerando-o como ponto de fuga para escapar ao processo de disciplinamento deste saber, apontado por Foucault (2010). O trabalho se inicia com uma breve introdução, seguido da descrição do trabalho de Dona Romilda, de breves pareceres sobre a Etnomatemática e a Topologia das Superfícies, findando com a análise baseada nos elementos da Topolãgia

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Publicado

2013-11-21

Como Citar

FARIA, Juliano Espezim Soares; DAS GRAÇAS SOUZA, Ely. Dona Romilda e sua Topolãgia: as deformações da lã de ovelha. Revista BOEM, Florianópolis, v. 1, n. 1, p. 55–75, 2013. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/3960. Acesso em: 24 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos