Matemática com a Sala de Aula Invertida: uma experiência com edpuzzle

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X12222024e0103

Palavras-chave:

metodologias ativas, ensino de matemática, vídeos, sala de aula invertida, edpuzzle

Resumo

Esse artigo se apresenta como parte de uma pesquisa que versa sobre a influência das metodologias ativas, a saber a sala de aula invertida, no ensino aprendizagem da matemática. Assim, este relata uma experiência com o uso de vídeo na plataforma edpuzzle, no referido componente curricular, tendo como objetivo verificar a eficiência resultante do uso das metodologias ativas aplicadas na ministração de conteúdos matemáticos. No tocante aos aspectos metodológicos adotou-se a pesquisa descritiva e comparativa de corte longitudinal, com enfoque misto, realizada em forma de pesquisa ação onde possibilitou um estudo de uma situação social com o objetivo de melhorar a qualidade da ação desenvolvida em seu interior. Como participantes da pesquisa, tivemos 35 (trinta e cinco) estudantes e 4 (quatro) professores de matemática da Erem Fábio da Silveira Barros. Com a finalidade de obter às respostas acerca dos questionamentos abordados, utilizamos como instrumentos para coleta de dados o questionário para os estudantes, entrevista para os professores, observação participante e análise documental. Assim, percebeu-se que os resultados dessa investigação mostraram contribuições significativas dessa metodologia para o ensino da matemática. Dessa forma a pesquisa permitiu aos estudantes um olhar diferenciado para a aprendizagem matemática, proporcionando a interação do conteúdo com a realidade e ser protagonista de uma aprendizagem significativa.

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Publicado

2024-10-15

Como Citar

NASCIMENTO, Rafaela Silva Bezerra do. Matemática com a Sala de Aula Invertida: uma experiência com edpuzzle. Revista BOEM, Florianópolis, v. 12, n. 22, p. e0103, 2024. DOI: 10.5965/2357724X12222024e0103. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/2357724X12222024e0103. Acesso em: 18 nov. 2024.