Educação Ambiental Crítica para a abordagem da crise ambiental e da problemática da poluição plástica no Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X112023e0104

Palavras-chave:

educação ambiental crítica, consciência ambiental, produto educacional, roteiros de aprendizagem, ensino médio

Resumo

A crise ambiental, resultante da dinâmica de exploração da natureza que se instaurou na sociedade industrial graças à incessante busca pela expansão do ciclo de produção e consumo, tem a geração e o descarte de resíduos como alguns de seus aspectos mais problemáticos. Nesse contexto, a poluição plástica assume papel de destaque, associado à quantidade exorbitante e crescente de resíduos plásticos despejada nos ecossistemas e à alta resistência apresentada pelo material. Portanto, em virtude da gravidade da situação e da demanda por propostas que favoreçam o desenvolvimento da consciência ambiental e a mudança de atitude dos estudantes, o produto educacional elaborado apresenta uma proposta de Educação Ambiental a partir de uma abordagem crítica, reflexiva e dialógica. O material didático-instrucional, composto por quatro roteiros de aprendizagem, foi aplicado com alunos de uma turma de segundo ano do Novo Ensino Médio de uma escola pública. A efetividade da proposta foi atestada a partir da observação da participação e do desempenho dos estudantes durante a realização das atividades e da comparação e Análise Textual Discursiva das respostas coletadas nos questionários aplicados antes e depois da implementação do produto educacional. Os resultados obtidos demonstraram o desenvolvimento da consciência ambiental possibilitado pelo aprofundamento da compreensão dos alunos acerca das questões sociais, políticas, econômicas e culturais envolvidas na crise ambiental e na problemática da poluição plástica.

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Biografia do Autor

Brenda Flores, Rede Estadual de Educação do Rio Grande do Sul

Mestre em Docência para Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), Licenciada em Física pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), professora de Física e educadora ambiental no Ensino Médio da Rede Pública Estadual Gaúcha, São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Brasil.

Gladis Falavigna, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)

Pós-Doutora em Educação pela Universidade do Minho (UMINHO), Doutora em Filosofia e Ciências da Educação pela Universidade de Santiago de Compostela (USC), professora pesquisadora convidada na Universidade da Boêmia Ocidental (UWB), professora colaboradora na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

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Publicado

2023-12-30

Como Citar

FLORES, Brenda; FALAVIGNA, Gladis. Educação Ambiental Crítica para a abordagem da crise ambiental e da problemática da poluição plástica no Ensino Médio. Revista BOEM, Florianópolis, v. 11, p. e0104, 2023. DOI: 10.5965/2357724X112023e0104. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/24880. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Discussões sobre produtos educacionais: ensino de ciências, matemática e tecnologias