Produtos educacionais para a resolução do problema dos 21 vasos de Malba Tahan
DOI:
https://doi.org/10.5965/2357724X112023e0126Palavras-chave:
ensino de matemática, produto educacional, resolução de problemas, objetos de aprendizagemResumo
Apresenta-se neste relato de experiência quatro produtos educacionais desenvolvidos para o ensino de Matemática em atividades interdisciplinares com a literatura, com práticas baseadas na estratégia pedagógica da Resolução de Problemas, a partir de um conto do livro de Malba Tahan, “O homem que calculava”, mais especificamente, o problema dos “21 vasos”. Os produtos têm por finalidade auxiliar discentes na resolução de problemas e no desenvolvimento do raciocínio lógico e matemático, tal que a busca por uma solução pode se dar por um material manipulativo feito com um conjunto de 21 tubos de acrílico com tampa e líquido com corante vermelho, sobre uma estrutura de madeira ou em objetos de aprendizagem desenvolvidos e disponibilizados de forma gratuita no Scratch. Os resultados dessas criações evidenciam diferentes maneiras de representar um mesmo problema, podendo abranger diferentes entendimentos por parte dos discentes. Cita-se a replicabilidade de um material manipulativo e o reuso dos objetos criados no Scratch, que podem ser ajustados com o compartilhamento de seus links frente às necessidades educacionais, a exemplo da incorporação de um comando de voz, de música, de cores, dentre outros elementos. Licenciandos em Matemática e um grupo de professores em formação continuada experienciaram o uso dos produtos educacionais e indicaram serem potencialmente articuladores no ensino e aprendizagem da Matemática pela literatura, sendo viáveis de aplicação na Educação Básica.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Vânia Horner de. A interconexão das tendências da educação matemática. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, v. 1, n. 2, p. 1–15, 2018.
ANTONIO JUNIOR, Wagner. Objetos de aprendizagem virtuais: Ambientes interativos de aprendizagem (Portuguese Edition). Edição do Kindle, 2016.
BRASIL, Ministério da Educação, 2017. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC.
FERNANDES, Solange Hassan Ahmad Ali; HEALY, Lulu. Cenários multimodais para uma Matemática Escolar Inclusiva: Dois exemplos da nossa pesquisa. In: COMITÉ INTERAMERICANO DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, XIV, 2015, Chiapas, México. Anais ... México: Patrick (Rick) Scott e Ángel Ruíz, 2015. v. 14: Necesidades Especiales, p. 26-37, Disponível em: https://ciaem-iacme.org/memorias-ciaem/xiv/pdf/Vol14EdEspec.pdf. Acesso em: 8 dez. 2023.
KLAUS, Vanessa Lucena Camargo de Almeida. Teoria Ator-Rede e Educação Matemática: mediações estabelecidas em uma formação de professores de duas escolas bilíngues para surdos. 2022. 183f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Educação Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel – Paraná, 2022.
KOEHLER, Matthew J.; MISHRA Punya. What is Technological Pedagogical Content Knowledge? In: Contemporary Issues in Technology and Teacher Education, v. 9, n. 1, p. 60-70, 2009.
LORENZATO, Sergio. Malba Tahan, um precursor. Educação Matemática em Revista, São Paulo, ano 11, n. 16, p. 63-66, maio 2004.
MELO, Adriana. Material complementar o homem que calculava 9º ano. 2022.
MENEGHELLI, Juliana; CARDOZO, Dionei; POSSAMAI, Janaína Poffo; SILVA, Viviane Clotilde da. Metodologia de resolução de problemas: concepções e estratégias de ensino. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - RBECT, Ponta Grossa, v. 11, n. 3, p. 211-231, set./dez., 2018.
NEVES, Liliane Xavier; SANTOS, Deivid Irineu de Oliveira. Multimodalidade e a Construção do Conhecimento Matemático: Uma Análise do Processo de Produção de Vídeos. Perspectivas da Educação Matemática, Campo Grande, v. 15, n. 38, p. 1-19, 31 ago. 2022.
ONUCHIC, Lourdes de la Rosa; ALLEVATO, Norma Suely Gomes. Pesquisa em Resolução de Problemas: caminhos, avanços e novas perspectivas. Bolema, Rio Claro, v. 25, n. 41, p. 73–98, 2011.
SCRATCH, Software. Grupo Lifelong Kindergarten do MIT Media Lab. Disponível em: https://scratch.mit.edu/. Acesso em: 21 ago. 2023.
SOUZA, Aldiléia da S.; MOREIRA, Geraldo E. As influências de Malba Tahan para a Educação Matemática: o legado de um educador à frente de seu tempo. Revista de Educação Matemática, v. 15, n. 19, p. 294-309, mai/2018.
TAHAN, Malba. O homem que calculava. 79. ed. Rio de Janeiro: Record, 2010.
TAHAN, Malba. Site Oficial da Família e dos Admiradores de Malba Tahan, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista BOEM
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os artigos publicados pela Revista BOEM são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. As/os leitoras/es são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista BOEM, desde que sempre haja menção explícita ao/s autor/es e à BOEM e que não haja qualquer alteração no trabalho original.
Todos os direitos autorais são atribuídos à revista BOEM. Ao submeter um artigo à Revista BOEM e tê-lo aprovado, as/os autoras/es concordam em ceder, sem remuneração, os direitos autorais à revista BOEM e a permissão para que a revista BOEM redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista BOEM.
O BOEM adota a licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional.