Produtos educacionais para a resolução do problema dos 21 vasos de Malba Tahan

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X112023e0126

Palavras-chave:

ensino de matemática, produto educacional, resolução de problemas, objetos de aprendizagem

Resumo

Apresenta-se neste relato de experiência quatro produtos educacionais desenvolvidos para o ensino de Matemática em atividades interdisciplinares com a literatura, com práticas baseadas na estratégia pedagógica da Resolução de Problemas, a partir de um conto do livro de Malba Tahan, “O homem que calculava”, mais especificamente, o problema dos “21 vasos”. Os produtos têm por finalidade auxiliar discentes na resolução de problemas e no desenvolvimento do raciocínio lógico e matemático, tal que a busca por uma solução pode se dar por um material manipulativo feito com um conjunto de 21 tubos de acrílico com tampa e líquido com corante vermelho, sobre uma estrutura de madeira ou em objetos de aprendizagem desenvolvidos e disponibilizados de forma gratuita no Scratch. Os resultados dessas criações evidenciam diferentes maneiras de representar um mesmo problema, podendo abranger diferentes entendimentos por parte dos discentes. Cita-se a replicabilidade de um material manipulativo e o reuso dos objetos criados no Scratch, que podem ser ajustados com o compartilhamento de seus links frente às necessidades educacionais, a exemplo da incorporação de um comando de voz, de música, de cores, dentre outros elementos. Licenciandos em Matemática e um grupo de professores em formação continuada experienciaram o uso dos produtos educacionais e indicaram serem potencialmente articuladores no ensino e aprendizagem da Matemática pela literatura, sendo viáveis de aplicação na Educação Básica.

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Biografia do Autor

Ana Karen Gonçalves, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestranda no curso de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática - PPGECEM - na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.  

Vanessa Lucena Camargo de Almeida Klaus, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE - Foz do Iguaçu/PR)

Doutora em Educação em Ciências e Educação Matemática, professora, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu/Paraná/Brasil.

 

Clodis Boscarioli, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE - Foz do Iguaçu/PR)

Doutor em Engenharia Elétrica, professor, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel/Paraná/Brasil.

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Publicado

2024-03-09

Como Citar

GONÇALVES, Ana Karen; LUCENA CAMARGO DE ALMEIDA KLAUS, Vanessa; BOSCARIOLI, Clodis. Produtos educacionais para a resolução do problema dos 21 vasos de Malba Tahan. Revista BOEM, Florianópolis, v. 11, p. e0126, 2024. DOI: 10.5965/2357724X112023e0126. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/24817. Acesso em: 1 dez. 2024.

Edição

Seção

Discussões sobre produtos educacionais: ensino de ciências, matemática e tecnologias