Educação Estatística no Ensino Fundamental

Desenvolvimento de um Produto Educacional com Cenários de Investigação abordando o AVC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X112023e0129

Palavras-chave:

educação matemática crítica, estatística, cenários de investigação, cidadania

Resumo

Este artigo apresenta a aplicação/desenvolvimento de um Produto Educacional, denominado Educando para a Cidadania: Atividades Contextualizadas para o Ensino de Estatística no Ensino Fundamental, baseado na Educação Matemática Crítica com o intuito de ensinar conteúdos de Estatística para alunos do 9º ano. Esse Produto Educacional foi resultado do desenvolvimento da pesquisa intitulada “Ensino de Estatística no Ensino Fundamental: Aportes interdisciplinares envolvendo a educação matemática crítica e acidente vascular cerebral”, realizada no âmbito do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias da Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC). A abordagem usou Cenários de Investigação com o tema do Acidente Vascular Cerebral (AVC) para promover a compreensão prática dos conceitos estatísticos. O estudo incluiu atividades ao longo de oito encontros, focando em diferentes aspectos estatísticos como interpretação de gráficos, cálculo de probabilidade, análise de dados e medidas de tendência central. Os alunos foram incentivados a questionar e interpretar dados reais, melhorando suas habilidades estatísticas e compreensão crítica. Os resultados indicam que essa abordagem inovadora estimulou o engajamento dos alunos, contribuindo para uma compreensão mais profunda e crítica da Matemática, especialmente na análise de problemas do mundo real como o AVC. A Educação Matemática Crítica mostrou-se eficaz para promover o aprendizado estatístico e a conscientização cidadã.

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Biografia do Autor

Tathiane Gonçalves Rodrigues Souza, Rede municipal de Educação de Joinville

Mestra em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias pela UDESC, Professora de Anos Finais, Prefeitura de Joinville, Joinville/SC/Brasil.

Rogério de Aguiar, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutor em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas -UNICAMP, Professor Universitário, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Joinville/SC/Brasil.

Regina Helena Munhoz, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Educação para a Ciência e Matemática pela Universidade Estadual Paulista, Professora Universitária, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Joinville/SC/Brasil.  

Referências

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Publicado

2023-12-30

Como Citar

SOUZA, Tathiane Gonçalves Rodrigues; AGUIAR, Rogério de; MUNHOZ, Regina Helena. Educação Estatística no Ensino Fundamental: Desenvolvimento de um Produto Educacional com Cenários de Investigação abordando o AVC. Revista BOEM, Florianópolis, v. 11, p. e0129, 2023. DOI: 10.5965/2357724X112023e0129. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/24795. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Discussões sobre produtos educacionais: ensino de ciências, matemática e tecnologias