Vídeos Digitais para o desenvolvimento do Pensamento Computacional na Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.5965/2357724X12222024e0104Palavras-chave:
pensamento computacional, função polinomial do primeiro grau, educação básica, software scratch, BNCCResumo
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ressalta que é imprescindível o uso de mais linguagens digitais na escola, mais especificamente no ensino e aprendizagem de Matemática. Dentre as possibilidades, a BNCC traz o Pensamento Computacional (PC), habilidade que está associada ao desenvolvimento de um pensamento crítico e orientado para a resolução de problemas que partem da decomposição, reconhecimento de padrões, abstração e criação de algoritmos para a solução destes. Este artigo objetiva apresentar o processo de planejamento e de desenvolvimento de um conjunto de Recursos Educacionais Digitais (RED) no formato de vídeos digitais, que formam o curso “PC-cratch”, visando a desenvolver o PC dos alunos mediante a resolução de problemas que envolvam Função Polinomial do Primeiro Grau solucionados através do software Scratch. Ademais, busca apresentar os resultados obtidos na aplicação do primeiro RED a uma turma do 1° ano do Ensino Médio do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Logística da Escola Estadual Senador Levindo Coelho, situada no município de Ubá – MG. Como resultados da aplicação do primeiro RED, observou-se uma mudança na linguagem dos alunos sobre a habilidade do PC antes e após a utilização do RED. Em relação ao processo de planejamento e desenvolvimento dos RED, seguimos a Metodologia do Objeto de Aprendizagem (MOA), onde cada produção passou pelas cinco fases: análise, projeto, implementação, revisão, submissão/publicação. Por conseguinte, espera-se que este artigo sirva de subsídios aos futuros pesquisadores que buscam trabalhos relacionados a essa temática, principalmente no desenvolvimento de RED.
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