Explorando tarefas matemáticas para a formação de professores do ensino básico: desafios e possibilidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X112023e0002

Palavras-chave:

tarefas matemáticas, geometria, formação de professores, ensino básico

Resumo

Não parecem existir dúvidas de que o que os alunos aprendem é amplamente definido pelas tarefas que lhes são dadas. Isto é válido também para a formação de (futuros) professores. Na formação de professores, as tarefas matemáticas podem ser usadas para diversos fins: para introduzir ideias matemáticas, para melhorar a compreensão matemática, para explorar questões relacionadas à pedagogia da matemática, entre outras. Por outro lado, a atividade que ocorre, relacionada com a tarefa, é altamente dependente: de como a tarefa é preparada; de como a tarefa é apresentada; das interações durante a atividade; e de como o trabalho é analisado. Enquanto formadores de professores, é importante escolher/criar cuidadosamente as tarefas matemáticas e estarmos cientes das nossas intenções, ao usá-las, nomeadamente saber que tipo de conhecimento matemático para ensinar pretendemos desenvolver aquando da sua aplicação. Quando usamos uma tarefa matemática para além da mobilização e melhoramento do conhecimento matemático, as nossas intenções também se relacionam com o desenvolvimento do conhecimento pedagógico dos (futuros) professores. Neste artigo iremos apresentar uma investigação ainda em curso, cujo objetivo é desenhar tarefas para a formação de professores do Ensino Básico, no âmbito da Geometria. Após a apresentação do enquadramento teórico e das principais opções metodológicas do estudo, serão apresentados exemplos de tarefas já elaboradas e serão discutidos alguns problemas e desafios associados ao desenho de tarefas.

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Biografia do Autor

Alexandra Gomes, University of Minho

Professora auxiliar no Instituto de Educação da Universidade do Minho (UMinho), investigadora integrada no Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC). Doutorada em Estudos da Criança, ramo de Matemática Elementar, leciona várias Unidades Curriculares de Matemática Elementar e Didática da Matemática quer na graduação quer na pós-graduação e também supervisiona investigação de pós-graduação, mestrado e doutoramento, nessas áreas.

Dores Ferreira, Agrupamento de Escolas de Real

Professora do ensino básico do Agrupamento de Escolas de Real, doutorada em Estudos da Criança, ramo de Matemática Elementar. É formadora e Elemento da Secção de Monitorização do Centro de Formação de Associação de Escolas Braga/Sul. Escreveu artigos e capítulos de livros sobre matemática elementar, educação matemática e jogos.

Catarina Vasconcelos Gonçalves, Instituto de Estudos Superiores de Fafe LDA

Professora no Instituto de Estudos Superior de Fafe (IESF) e no colégio Associação Cultural e Recreativa de Fornelos. Doutorada em Estudos da Criança, ramo de Matemática Elementar, pela Universidade do Minho, leciona a disciplina de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e algumas Unidades Curriculares de Matemática Elementar e Didática da Matemática quer na graduação quer na pós-graduação. Tem vindo a escrever alguns artigos sobre matemática elementar e educação matemática, sendo o seu principal interesse de investigação: O conhecimento matemático de professores do ensino básico.

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Publicado

2023-12-23

Como Citar

GOMES, Alexandra; FERREIRA, Dores; GONÇALVES, Catarina Vasconcelos. Explorando tarefas matemáticas para a formação de professores do ensino básico: desafios e possibilidades. Revista BOEM, Florianópolis, v. 11, p. e0002, 2023. DOI: 10.5965/2357724X112023e0002. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/21911. Acesso em: 6 maio. 2024.