Recuperação escolar em matemática: análise do material implantado nas escolas públicas em um período pandêmico
DOI:
https://doi.org/10.5965/2357724X112023e0003Palavras-chave:
recuperação matemática, material didático aprender sempre, análise documental, ensino fundamentalResumo
Este trabalho visa apresentar uma análise do material “Aprender Sempre”, referente à visão e ao aporte teórico do mesmo para Recuperação e ensino de Matemática nas escolas estaduais paulistas, atualmente. Para isso, adotamos a metodologia de análise documental, por ser uma técnica importante na pesquisa qualitativa, fonte poderosa de evidências e informações que potencializa a análise de fontes primárias. O material “Aprender Sempre” foi escolhido por se apresentar como um suporte no processo de recuperação e aprofundamento de aprendizagens essenciais para as escolas estaduais paulistas e os volumes destinados ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio do biênio 2020-2021, por serem um ciclo de ensino que se caracterizou pelo enfrentamento concomitante de diversas situações: pandemia do Covid-19, implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e reestruturação do Ensino Médio. Mediante a análise, é possível apontar que, o Material “Aprender Sempre” se apresenta como importante instrumento destinado à recuperação em Matemática, porém tornou-se subsídio principal das aulas o que é preocupante, pois, as orientações podem limitar as opções de trabalho dos professores e não leva em consideração necessidades individuais dos alunos na retomada de habilidades, situação pandêmica e de estudos a distância. Além disso, o material não problematiza e nem contextualiza a Matemática para dar significado ao aprendizado dos alunos e ao desenvolvimento de suas capacidades pessoais.
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