Da ação à construção: uma experiência com smartphone e trabalho cooperativo no ensino de funções afins no Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X081520200143

Resumo

Este texto objetiva apresentar e analisar os resultados de uma sequência de atividades sobre função afim que foi aplicada com um grupo de estudantes do oitavo ano do ensino básico, as quais fazem parte de um recorte dos dados produzidos para uma dissertação em um curso de mestrado em Ensino de Matemática. Este artigo busca analisar quais as contribuições das ações cooperativas na construção de conceitos matemáticos, a partir de uma perspectiva que proporciona e analisa o trabalho coletivo entre os estudantes. O presente artigo, teoricamente, é fundamentado nas ideias sobre cooperação de Jean Piaget e em estudos que refletem sobre o uso de smartphones na Educação Matemática. Caracteriza-se o presente estudo com um viés metodológico qualitativo o qual permitiu, a partir das análises feitas nos diálogos entre os estudantes participantes do experimento, observar a título de conclusão, que uma ação coletiva durante a exploração das situações apresentadas e que envolveu o assunto funções afins, convergiu para uma construção de conhecimentos matemáticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Sychocki da Silva, UFRGS

Licenciado em Matemática (2007), mestre em Ensino de Matemática (2012) e doutor em Informática na Educação (2015) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é professor Adjunto do DMPA (Departamento de Matemática Pura e Aplicada) do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da UFRGS, com atuação em disciplinas do DMPA. É professor/orientador credenciado ao Pós-Graduação em Ensino de Matemática (Profissional (conceito CAPES 5 (2016)) e Acadêmico (conceito CAPES 3 (2016))). Membro da SBEM (Sociedade Brasileira de Educação Matemática) diretoria do Rio Grande do Sul na gestão 2018 - 2021 na função de conselheiro editorial da Revista Educação Matemática em Revista - RS. Foi professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Caxias do Sul de agosto (2011) até julho (2016) com atuação em cursos de nível básico e superior. Pesquisador cadastrado na base de dados do CNPQ (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/3454823175359548) e vice-líder do grupo "GPMETA - Grupo de Pesquisa em Matemática, Ensino, Tecnologias e Aplicações" (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0446870736784271). Cadastrado na plataforma virtual "ResearchGate" (http://www.researchgate.net/profile/Rodrigo_Silva62). As áreas de interesse e pesquisa são: tecnologias digitais no ensino e aprendizagem da matemática, contribuições das teorias cognitivas para a aprendizagem da matemática, modelagem matemática com uso da tecnologia informática, tecnologias digitais na formação de professores. 

Downloads

Publicado

2020-10-09

Como Citar

DA SILVA, Rodrigo Sychocki; PINTO, Shéridan dos Reis. Da ação à construção: uma experiência com smartphone e trabalho cooperativo no ensino de funções afins no Ensino Fundamental. Revista BOEM, Florianópolis, v. 8, n. 15, p. 143–161, 2020. DOI: 10.5965/2357724X081520200143. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/17722. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ensaios