Da ação à construção: uma experiência com smartphone e trabalho cooperativo no ensino de funções afins no Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.5965/2357724X081520200143Resumo
Este texto objetiva apresentar e analisar os resultados de uma sequência de atividades sobre função afim que foi aplicada com um grupo de estudantes do oitavo ano do ensino básico, as quais fazem parte de um recorte dos dados produzidos para uma dissertação em um curso de mestrado em Ensino de Matemática. Este artigo busca analisar quais as contribuições das ações cooperativas na construção de conceitos matemáticos, a partir de uma perspectiva que proporciona e analisa o trabalho coletivo entre os estudantes. O presente artigo, teoricamente, é fundamentado nas ideias sobre cooperação de Jean Piaget e em estudos que refletem sobre o uso de smartphones na Educação Matemática. Caracteriza-se o presente estudo com um viés metodológico qualitativo o qual permitiu, a partir das análises feitas nos diálogos entre os estudantes participantes do experimento, observar a título de conclusão, que uma ação coletiva durante a exploração das situações apresentadas e que envolveu o assunto funções afins, convergiu para uma construção de conhecimentos matemáticos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista BOEM
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os artigos publicados pela Revista BOEM são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. As/os leitoras/es são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista BOEM, desde que sempre haja menção explícita ao/s autor/es e à BOEM e que não haja qualquer alteração no trabalho original.
Todos os direitos autorais são atribuídos à revista BOEM. Ao submeter um artigo à Revista BOEM e tê-lo aprovado, as/os autoras/es concordam em ceder, sem remuneração, os direitos autorais à revista BOEM e a permissão para que a revista BOEM redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista BOEM.
O BOEM adota a licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional.