O conhecimento algébrico escolar nos PCN sob a perspectiva da terapia de Wittgenstein

Autores

  • Valdomiro Pinheiro Teixeira Junior UNIFESSPA

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X07142019113

Resumo

Neste texto analisamos, de forma teórica, como é tratado o conhecimento algébrico escolar nos PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais), que consideramos baseada nas concepções essencialista e referencial, destacando o construtivismo educacional. Neste sentido, realizamos uma terapia filosófica a partir dos estudos de Wittgenstein, que permite observar confusões próprias de aportes teóricos. O documento, baseado no construtivismo aponta para uma essência entre álgebra e outras áreas do conhecimento e coloca a linguagem em um papel apenas representativo. Compreendemos que há uma relação entre álgebra e aritmética, mas esta percepção não é clara a alunos que não foram iniciados a certos aspectos da linguagem matemática, como no caso da álgebra. A terapia de Wittgenstein permite entender que a essência existe quando já se domina vários níveis e tipos de linguagem e mesmo assim essa essência é construída, pois de fato o que há são apenas semelhanças, e quando não compreendidas como tais, causam confusões filosóficas que fundamentam teses educacionais, como ocorre com o construtivismo.

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Biografia do Autor

Valdomiro Pinheiro Teixeira Junior, UNIFESSPA

Doutor em Educação e Ciências e Matemática, Professor Da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA).

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Publicado

2019-12-27

Como Citar

TEIXEIRA JUNIOR, Valdomiro Pinheiro. O conhecimento algébrico escolar nos PCN sob a perspectiva da terapia de Wittgenstein. Revista BOEM, Florianópolis, v. 7, n. 14, p. 113–131, 2019. DOI: 10.5965/2357724X07142019113. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/16819. Acesso em: 22 nov. 2024.