Educação especial: desafios e possibilidades da articulação pedagógica

Autores

  • Maíra da Silva Xavier Universidade Federal de Santa Maria image/svg+xml
  • Fabiane Romano de Souza Bridi Universidade Federal de Santa Maria image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5965/19843178172021e0004

Palavras-chave:

gestão educacional, articulação pedagógica, inclusão escolar

Resumo

Este artigo se insere no campo de estudos da educação, em específico, da educação especial com perspectiva inclusiva. Tem como objetivo analisar as possibilidades de articulação pedagógica entre o trabalho dos professores de educação especial e dos professores do ensino comum a partir da gestão escolar. Apresenta o desenvolvimento de uma pesquisa unindo as características de abordagens qualitativas e quantitativas. Como instrumento para produção dos dados, foram utilizados dois questionários com questões abertas e fechadas. Através da análise quantitativa, realizou-se a verificação quanto à concordância ou discordância das questões; e, para organização e interpretação das respostas descritivas dos participantes, fez-se uso da análise de conteúdo proposta por Bardin (2011). Além das políticas públicas, os principais autores que contribuíram para estruturação do referencial teórico e das análises foram Lück (2006); Libâneo (2007); Honnef (2013); Capellini (2004) e Zanata (2004). Destaca-se como resultado a importância de uma reconfiguração da gestão das escolas para construir espaços de colaboração e compartilhamento de práticas pedagógicas, uma vez que momentos para reuniões pedagógicas estão sendo cada vez mais escassos e não formativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maíra da Silva Xavier, Universidade Federal de Santa Maria

Atua na Rede Municipal de Educação de Porto Alegre/RS. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria; Especialista em Gestão Educacional (UFMS) e Licenciada em Educação Especial (UFMS). 

Fabiane Romano de Souza Bridi, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/2000). Especialização em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/2001) e Especialização em Psicopedagogia - Abordagem Clínica e Institucional pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA/2002). Concluiu o Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEDU/UFRGS/2004) com o trabalho intitulado “O lugar das diferenças e as configurações dos espaços escolares”. Integra como pesquisadora o Núcleo de Estudos em Políticas de Inclusão Escolar - NEPIE/UFRGS. Concluiu o Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEDU/UFRGS/2011) com a tese “Processos de identificação e diagnóstico: os alunos com deficiência mental no contexto do atendimento educacional especializado”. Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Educação Especial, do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria; coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Escolarização e Inclusão (NUEPEI) e atua nas áreas da educação, educação especial e psicopedagogia, com ênfase nos processos inclusivos.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise do Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BAUWENS, J.; HOURCADE, J. J. Cooperative teaching: rebuilding the schoolhouse for all students. Austin: Pro-Ed, 1995.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Presidência da República, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 05 mar. 2021.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 05 mar. 2021.

BRASIL. Resolução n. 2, de 11 de setembro de 2001. Institui Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/resolucao2.pdf. Acesso em: 05 mar. 2021.

BRASIL. Resolução CNE/CEB n. 2, de 11 de fevereiro de 2001. Institui Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Brasília, DF: Conselho Nacional de Educação: Câmara de Educação Básica, 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/res2_b.pdf. Acesso em: 05 mar. 2021.

BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva de Educação Inclusiva. Brasília, DF: Ministério da Educação: Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Acesso em: 05 mar. 2021.

BRASIL. Resolução n. 4, de 2 de outubro de 2009. Institui as Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Brasília, DF: Ministério da Educação: Conselho Nacional de Educação: Câmara de Educação Básica, 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb004_09.pdf. Acesso em: 05 mar. 2021.

CAPELLINI, Vera. Lúcia. Messias Fialho. Avaliação das possibilidades do ensino colaborativo no processo de inclusão escolar do aluno com deficiência mental, 2004. Tese (Doutorado em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2004.

COOK, L.; FRIEND, M. Co-teaching: Guidelines for creating effective practices. Focus on Exceptional Children, n. 3, v. 28, p. 1-16, 1995. Disponível em: https://journals.ku.edu/focusXchild/article/view/6852. Acesso em: 05 mar. 2021.

DUCHARDT, B.; MARLOW, L.; INMAN, D.; CHRISTENSEN, P.; REEVES, P. Collaboration and co-teaching: General and special education faculty. The Clearing House: A Journal of Educational Strategies, Issues and Ideas, v. 72, ed. 3, p. 186-190,1999. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/00098659909599625. Acesso em: 05 mar. 2021.

FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro. Coordenação pedagógica: uma práxis em busca de sua identidade. Revista Múltiplas Leituras, São Bernardo do Campo, v. 1, n. 135, p. 117-131, jan./jun. 2008. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/ML/article/viewFile/1176/1187. Acesso em: 05 mar. 2021.

HENZ, Celso Ilgo. Na Escola Também se Aprende a Ser Gente. In: HENZ, C. I.; ROSSATO R. (org.). Educação Humanizadora Na Sociedade Globalizada. Biblios: Santa Maria, 2007.

HONNEF, Cláucia. Trabalho docente articulado: a relação entre a educação especial e o ensino médio e tecnológico. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) –Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013.

LIB NEO, José Carlos. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. 5. Ed. Cortez: São Paulo, 2007.

LÜCK, Heloísa. Concepções e processos democráticos de gestão educacional. Petrópolis: Vozes, 2006a.

LÜCK, Heloísa. A gestão participativa na escola. Petrópolis: Vozes, 2006b.

MINAYO, Maria Cecília. SANCHES, Odécio. Quantitativo-Qualitativo: Oposição ou Complementaridade? Cadernos de Saúde Pública, v.9, n.3, p. 239-262, 1993.

MIRANDA, Silvana Maria de; PIRES, Maria Marlene de Souza; NASSAR, Silvia Modesto; SILVA, Carlos Alberto Justos da. Construção de uma Escala para Avaliar Atitudes de Estudantes de Medicina. Revista Brasileira de Educação Médica, [s. l.], v. 33, p. 104-110, 2009. Supl. 1. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbem/v33s1/a11v33s1.pdf. Acesso em: 05 mar. 2021.

UNESCO, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas especiais. Brasília: CORDE, 1994.

ZANATA, Eliana Marques. Práticas pedagógicas inclusivas para alunos surdos numa perspectiva colaborativa. 2004. Tese (Doutorado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2004.

ZITKOSKI, Jaime José. O Diálogo em Freire: Caminho para uma educação humanizadora. In: HENZ, C. I.; ROSSATO R. (org.). Educação Humanizadora Na Sociedade Globalizada. Biblios: Santa Maria, 2007.

Downloads

Publicado

17-06-2021

Como Citar

XAVIER, Maíra da Silva; BRIDI, Fabiane Romano de Souza. Educação especial: desafios e possibilidades da articulação pedagógica. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 17, p. e0004, 2021. DOI: 10.5965/19843178172021e0004. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/15306. Acesso em: 22 nov. 2024.