POSSIBILIDADES E INTERVENÇÕES NO BRINCAR DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA VISUAL
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984317812022016100Palabras clave:
Ludicidade. Crianças deficientes visuais. Experiência.Resumen
A ludicidade na perspectiva da criança com deficiência visual abrange uma significância no processo de formação infantil. Nesse sentido, este trabalho de natureza bibliográfico-reflexivo, objetiva destacar a relevância de atividades lúdicas tendo como público, as crianças deficientes visuais, discutir sobre a função das intervenções de pais e profissionais no brincar infantil, refletir sobre o processo de interação e do jogo do faz de conta e, por fim, sugerir a revisitação das cantigas de rodas no âmbito de formação e experiência da criança. Para isso, os apontamentos reflexivos transitarão entre as contribuições de autores, tais como: Negrine (1994), Kishimoto (1999), Bondía (2002), Siaulys (2007), Marangon (2011), entre outras reflexões que serão pontuadas ao longo deste artigo. Assim, espera-se que os apontamentos elucidados nesta produção permitam repensar a oferta e a acessibilidade no brincar infantil envolvendo as crianças com deficiência visual.Descargas
Citas
BONDÍA, J. L. Notas Sobre Experiência e o Saber de Experiência. In: Revista Brasileira de Educação, nº 19. São Paulo, p. 20 – 28 jan/fev/mar/abr., 2002. Disponível em: <http://www.anped.org.br>. Acesso em 26 out. 2012.
BUENO, E. Jogos e brincadeiras na educação infantil: ensinando de forma lúdica. (Graduação em Pedagogia). Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2010. Disponível em: <http://www.uel.br/ceca/pedagogia/pages/.../ELIZANGELA%20BUENO.pdf>. Acesso em 05 jan. 2013.
DOMINGUES, C. A.; CARVALHO, S. H. R.; ARRUDA, S. M. C. P. Parte I - Alunos com baixa visão. In: DOMINGUES, C. A. [et al]. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: os alunos com deficiência visual: baixa visão e cegueira. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2010.
KISHIMOTO, T. M. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 1999.
MARANGON, C. A garotada entra no ritmo com as danças de roda. In: A Revista do Professor – Nova Escola. Edição Especial: jogos e brincadeiras – 90 sugestões para brincar e aprender. São Paulo: Fundação Victor Civita, 2011.
NEGRINE, A. Aprendizagem e desenvolvimento infantil. Porto Alegre: Propil, 1994.
OLIVEIRA, V. B. (Org.). O brincar e a criança do nascimento aos seis anos. Petrópolis: Vozes, 2008.
RAPOLI, E. A. [et al]. A educação especial na perspectiva da inclusão escolar: a escola comum inclusiva. Brasília: Ministério da Educação/ Secretaria de Educação Especial; [Fortaleza]: Universidade Federal do Ceará, 2010.
SÁ, E. D.; SIMÃO, V. S. Alunos com cegueira (parte II). In: DOMINGUES, C. A. [et al]. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: os alunos com deficiência visual: baixa visão e cegueira. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial. [Fortaleza]: Universidade Federal do Ceará, 2010.
SANTOS, S. M. P. Brinquedo e infância: um guia para pais e educadores. Rio de Janeiro: Vozes, 1999.
SIAULYS, M. O. C. O papel da família na educação e inclusão das crianças com deficiência visual Laramara: a mudança na prática, na atitude e nas relações com a família. In: MASINI, E. F. S. (Org.). A pessoa com deficiência visual: um livro para educadores. 1ª ed. – São Paulo: Vetor, 2007.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaración de Derecho de Autor
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
(A) Autores mantiene los derechos de autor y concede a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
(B) Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
(C) Esta revista proporciona acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicadas. Para obtener más información acerca de este enfoque, visite el Public Knowledge Project.
Esta revista tiene una licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International. Esta licencia permite que otros remezclen, modifiquen y desarrollen su trabajo con fines no comerciales, y aunque los trabajos nuevos deben acreditarlo y no pueden usarse comercialmente, los usuarios no están obligados a licenciar estos trabajos derivados bajo los mismos términos.