POSSIBILIDADES E INTERVENÇÕES NO BRINCAR DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Authors

  • Ivan Vale de Sousa Mestrando em Letras no Instituto de Linguística, Letras e Artes da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA. Especialista em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas pelo Instituto de Artes da Universidade de Brasília - UnB. Especialista em Implementação, Planejamento e Gestão de Cursos a Distância pela Universidade Federal Fluminense - UFF. Especialista em Docência da Língua Inglesa pela AVM Faculdades Integradas. Licenciado em Letras: Português/ Respectivas Literaturas pela Fundação Universidade do Tocantins. Licenciado em Teatro pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Participante do Grupo de Pesquisa: Práticas de Linguagens em Estágios Supervisionados - PLES, da Universidade Federal do Tocantins - UFT. Professor Efetivo na Rede Municipal de Ensino de Parauapebas - Pará na Escola de Ensino Fundamental Novo Horizonte.

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984317812022016100

Keywords:

Ludicidade. Crianças deficientes visuais. Experiência.

Abstract

A ludicidade na perspectiva da criança com deficiência visual abrange uma significância no processo de formação infantil. Nesse sentido, este trabalho de natureza bibliográfico-reflexivo, objetiva destacar a relevância de atividades lúdicas tendo como público, as crianças deficientes visuais, discutir sobre a função das intervenções de pais e profissionais no brincar infantil, refletir sobre o processo de interação e do jogo do faz de conta e, por fim, sugerir a revisitação das cantigas de rodas no âmbito de formação e experiência da criança. Para isso, os apontamentos reflexivos transitarão entre as contribuições de autores, tais como: Negrine (1994), Kishimoto (1999), Bondía (2002), Siaulys (2007), Marangon (2011), entre outras reflexões que serão pontuadas ao longo deste artigo. Assim, espera-se que os apontamentos elucidados nesta produção permitam repensar a oferta e a acessibilidade no brincar infantil envolvendo as crianças com deficiência visual.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Ivan Vale de Sousa, Mestrando em Letras no Instituto de Linguística, Letras e Artes da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA. Especialista em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas pelo Instituto de Artes da Universidade de Brasília - UnB. Especialista em Implementação, Planejamento e Gestão de Cursos a Distância pela Universidade Federal Fluminense - UFF. Especialista em Docência da Língua Inglesa pela AVM Faculdades Integradas. Licenciado em Letras: Português/ Respectivas Literaturas pela Fundação Universidade do Tocantins. Licenciado em Teatro pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Participante do Grupo de Pesquisa: Práticas de Linguagens em Estágios Supervisionados - PLES, da Universidade Federal do Tocantins - UFT. Professor Efetivo na Rede Municipal de Ensino de Parauapebas - Pará na Escola de Ensino Fundamental Novo Horizonte.

Mestrando em Letras no Instituto de Linguística, Letras e Artes da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA. Especialista em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas pelo Instituto de Artes da Universidade de Brasília - UnB. Especialista em Implementação, Planejamento e Gestão de Cursos a Distância pela Universidade Federal Fluminense - UFF. Especialista em Docência da Língua Inglesa pela AVM Faculdades Integradas. Licenciado em Letras: Português/ Respectivas Literaturas pela Fundação Universidade do Tocantins. Licenciado em Teatro pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Participante do Grupo de Pesquisa: Práticas de Linguagens em Estágios Supervisionados - PLES, da Universidade Federal do Tocantins - UFT. Professor Efetivo na Rede Municipal de Ensino de Parauapebas - Pará na Escola de Ensino Fundamental Novo Horizonte.

References

BONDÍA, J. L. Notas Sobre Experiência e o Saber de Experiência. In: Revista Brasileira de Educação, nº 19. São Paulo, p. 20 – 28 jan/fev/mar/abr., 2002. Disponível em: <http://www.anped.org.br>. Acesso em 26 out. 2012.

BUENO, E. Jogos e brincadeiras na educação infantil: ensinando de forma lúdica. (Graduação em Pedagogia). Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2010. Disponível em: <http://www.uel.br/ceca/pedagogia/pages/.../ELIZANGELA%20BUENO.pdf>. Acesso em 05 jan. 2013.

DOMINGUES, C. A.; CARVALHO, S. H. R.; ARRUDA, S. M. C. P. Parte I - Alunos com baixa visão. In: DOMINGUES, C. A. [et al]. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: os alunos com deficiência visual: baixa visão e cegueira. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2010.

KISHIMOTO, T. M. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 1999.

MARANGON, C. A garotada entra no ritmo com as danças de roda. In: A Revista do Professor – Nova Escola. Edição Especial: jogos e brincadeiras – 90 sugestões para brincar e aprender. São Paulo: Fundação Victor Civita, 2011.

NEGRINE, A. Aprendizagem e desenvolvimento infantil. Porto Alegre: Propil, 1994.

OLIVEIRA, V. B. (Org.). O brincar e a criança do nascimento aos seis anos. Petrópolis: Vozes, 2008.

RAPOLI, E. A. [et al]. A educação especial na perspectiva da inclusão escolar: a escola comum inclusiva. Brasília: Ministério da Educação/ Secretaria de Educação Especial; [Fortaleza]: Universidade Federal do Ceará, 2010.

SÁ, E. D.; SIMÃO, V. S. Alunos com cegueira (parte II). In: DOMINGUES, C. A. [et al]. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: os alunos com deficiência visual: baixa visão e cegueira. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial. [Fortaleza]: Universidade Federal do Ceará, 2010.

SANTOS, S. M. P. Brinquedo e infância: um guia para pais e educadores. Rio de Janeiro: Vozes, 1999.

SIAULYS, M. O. C. O papel da família na educação e inclusão das crianças com deficiência visual Laramara: a mudança na prática, na atitude e nas relações com a família. In: MASINI, E. F. S. (Org.). A pessoa com deficiência visual: um livro para educadores. 1ª ed. – São Paulo: Vetor, 2007.

Published

2016-09-01

How to Cite

SOUSA, Ivan Vale de. POSSIBILIDADES E INTERVENÇÕES NO BRINCAR DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA VISUAL. Journal of Education, Arts, and Inclusion, Florianópolis, v. 12, n. 2, p. 100–119, 2016. DOI: 10.5965/1984317812022016100. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/7898. Acesso em: 17 jul. 2024.