POSSIBILIDADES E INTERVENÇÕES NO BRINCAR DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA VISUAL
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984317812022016100Keywords:
Ludicidade. Crianças deficientes visuais. Experiência.Abstract
A ludicidade na perspectiva da criança com deficiência visual abrange uma significância no processo de formação infantil. Nesse sentido, este trabalho de natureza bibliográfico-reflexivo, objetiva destacar a relevância de atividades lúdicas tendo como público, as crianças deficientes visuais, discutir sobre a função das intervenções de pais e profissionais no brincar infantil, refletir sobre o processo de interação e do jogo do faz de conta e, por fim, sugerir a revisitação das cantigas de rodas no âmbito de formação e experiência da criança. Para isso, os apontamentos reflexivos transitarão entre as contribuições de autores, tais como: Negrine (1994), Kishimoto (1999), Bondía (2002), Siaulys (2007), Marangon (2011), entre outras reflexões que serão pontuadas ao longo deste artigo. Assim, espera-se que os apontamentos elucidados nesta produção permitam repensar a oferta e a acessibilidade no brincar infantil envolvendo as crianças com deficiência visual.Downloads
References
BONDÍA, J. L. Notas Sobre Experiência e o Saber de Experiência. In: Revista Brasileira de Educação, nº 19. São Paulo, p. 20 – 28 jan/fev/mar/abr., 2002. Disponível em: <http://www.anped.org.br>. Acesso em 26 out. 2012.
BUENO, E. Jogos e brincadeiras na educação infantil: ensinando de forma lúdica. (Graduação em Pedagogia). Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2010. Disponível em: <http://www.uel.br/ceca/pedagogia/pages/.../ELIZANGELA%20BUENO.pdf>. Acesso em 05 jan. 2013.
DOMINGUES, C. A.; CARVALHO, S. H. R.; ARRUDA, S. M. C. P. Parte I - Alunos com baixa visão. In: DOMINGUES, C. A. [et al]. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: os alunos com deficiência visual: baixa visão e cegueira. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2010.
KISHIMOTO, T. M. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 1999.
MARANGON, C. A garotada entra no ritmo com as danças de roda. In: A Revista do Professor – Nova Escola. Edição Especial: jogos e brincadeiras – 90 sugestões para brincar e aprender. São Paulo: Fundação Victor Civita, 2011.
NEGRINE, A. Aprendizagem e desenvolvimento infantil. Porto Alegre: Propil, 1994.
OLIVEIRA, V. B. (Org.). O brincar e a criança do nascimento aos seis anos. Petrópolis: Vozes, 2008.
RAPOLI, E. A. [et al]. A educação especial na perspectiva da inclusão escolar: a escola comum inclusiva. Brasília: Ministério da Educação/ Secretaria de Educação Especial; [Fortaleza]: Universidade Federal do Ceará, 2010.
SÁ, E. D.; SIMÃO, V. S. Alunos com cegueira (parte II). In: DOMINGUES, C. A. [et al]. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: os alunos com deficiência visual: baixa visão e cegueira. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial. [Fortaleza]: Universidade Federal do Ceará, 2010.
SANTOS, S. M. P. Brinquedo e infância: um guia para pais e educadores. Rio de Janeiro: Vozes, 1999.
SIAULYS, M. O. C. O papel da família na educação e inclusão das crianças com deficiência visual Laramara: a mudança na prática, na atitude e nas relações com a família. In: MASINI, E. F. S. (Org.). A pessoa com deficiência visual: um livro para educadores. 1ª ed. – São Paulo: Vetor, 2007.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright Statement
The Educação, Artes e Inclusão is a journal that follows the Free Access Policy. The articles published by the journal are free of charge, intended for educational and non-commercial applications. The articles whose authors are identified represent the expression from the point of view of their authors and not the official position of the Educação, Artes e Inclusão Journal or the Educação, Artes e Inclusão Research Group.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
(A) Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(B) Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(C) This journal provides public access to all of its content, as this allows for greater visibility and scope of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project.
This journal is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. This license allows others to remix, adapt and create from your work for non-commercial purposes, and although new work must give you due credit and cannot be used for business purposes, users do not have to license such derivative works under the same terms.