O ENSINO DE ARTES VISUAIS PARA ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES E SUPERDOTAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984317812022016049Palabras clave:
educação especial, trabalho pedagógico, altas habilidades, artes visuais.Resumen
O presente artigo apresenta uma análise do ensino de artes visuais para alunos com altas habilidades e superdotação, por meio do estudo de caso no Núcleo de Atividades às Altas Habilidades e Superdotação do município de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul. O estudo parte de discussões sobre a legislação brasileira e traça um paralelo entre as políticas para o atendimento ao aluno, tendo como referência os documentos que versam sobre a educação especial. Entrevistas com duas professoras que atuam no Núcleo consolidam a aproximação empírica sobre o trabalho pedagógico dos professores de Artes Visuais para alunos com altas habilidades e superdotação. A partir da compreensão do funcionamento do Núcleo e das entrevistas, identificamos as seguintes categorias analíticas: as professoras de artes visuais do Núcleo de Atividades às Altas Habilidades e Superdotação; a seleção e a organização dos conteúdos; as metodologias de ensino e recursos materiais; os objetivos de ensino e a avaliação. Levando-se em conta que o aluno possui habilidades artísticas específicas de seu interesse, que devem ser desenvolvidas e enriquecidas, podemos afirmar que o papel do professor de Artes Visuais é fundamental no desenvolvimento de suas potencialidades.Descargas
Citas
BARBOSA, Ana Mae. A imagem no Ensino da Arte. São Paulo: Perspectiva, 2001 (Série: estudos)
BRASIL. Lei n° 9.394, 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da república Federativa do Brasil, Brasília, 1996. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>. Acesso em: 08 maio de 2015.
_______. Altas habilidades e superdotação. Disponível em: <http://portal.mec .gov.br/seesp/arquivos/pdf/altashab1.pdf>. Acesso em 13 abril de 2015.
_______. Ministério da Educação. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. MEC; SEESP, 2001.
_______. Saberes e práticas da Inclusão: desenvolvendo competências para o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos com altas habilidades/superdotação. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/altashabilidades.pdf>. Acesso em 05 de abril de 2015.
DECLARAÇÃO DE SALAMANCA: sobre princípios, políticas e práticas na área das necessidades educativas especiais, 1994. Disponível em: <http://unesdoc.unesco. org/images/0013/001393/139394por.pdf>. Acesso em 06 maio de 2015.
FREITAS, Soraia N.; PÉREZ, Susana G. P. B. Altas Habilidades/Superdotação: Atendimento especializado. 2ª ed. Marília : abpee, 2012.
FUSARI, Maria F. de R.; FERRAZ, Maria Heloisa C.de T. Metodologia do ensino da arte: Fundamentos e proposições. 2ª Ed. rev.e ampl. São Paulo:Cortez, 2009.
JESUS, Denise M. de. (Org.) Inclusão, práticas pedagógicas e trajetórias de pesquisa. Porto Alegre: Mediação, 2007.
NOGUEIRA, Ana Paula. A criatividade no ensino de artes visuais para alunos com altas habilidades/Superdotação. Trabalho de Conclusão de Curso. UFMS. Campo Grande, 2011.
PILLOTTO, Silvia S. D; STAMM, Eliana. Fundamentos e metodologias do ensino de arte. Curitiba: Fael, 2011.
REILY, L. História, Arte, educação: reflexões para a prática de arte na educação especial in BAPTISTA, Claudio R. (Org.) Educação Especial: diálogo e pluralidade. Porto Alegre: Editora Mediação, 2008.
TACCA, Maria Carmen V. R. (Org.) Aprendizagem e Trabalho Pedagógico. Campinas: Editora Alínea, 2006.
UNESCO, Educação para todos. Disponível em: <http://www.unesco.org /new/pt/brasilia/education/education-for-all/>. Acesso em setembro de 2015.
UNICEF, Disponível em: http://www.unicef.org/brazil/pt/resources_10230.htm>. Acesso em 20 setembro de 2015.
VIRGOLIM, Ângela M. R. Altas habilidades/Superdotação: encorajando potenciais. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial. 1ª ed. Brasília, DF, 2007.
_________. Altas Habilidades e desenvolvimento Intelectual. In: Desenvolvimento de talento e altas habilidades: orientações para pais e professores FLEITH, Denise Souza e Alencar, Eunice M. L. S. (Orgs). Porto Alegre: Ed. Artmed, 2007.
VIRGOLIM, Ângela M. Rodrigues; KONKIEWITZ, E. Castelon (Orgs.) Altas Habilidades/Superdotação: inteligência e criatividade: uma visão multidisciplinar. Campinas: Papirus, 2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaración de Derecho de Autor
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
(A) Autores mantiene los derechos de autor y concede a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
(B) Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
(C) Esta revista proporciona acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicadas. Para obtener más información acerca de este enfoque, visite el Public Knowledge Project.
Esta revista tiene una licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International. Esta licencia permite que otros remezclen, modifiquen y desarrollen su trabajo con fines no comerciales, y aunque los trabajos nuevos deben acreditarlo y no pueden usarse comercialmente, los usuarios no están obligados a licenciar estos trabajos derivados bajo los mismos términos.