O ENSINO DE ARTES VISUAIS PARA ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES E SUPERDOTAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984317812022016049Keywords:
educação especial, trabalho pedagógico, altas habilidades, artes visuais.Abstract
O presente artigo apresenta uma análise do ensino de artes visuais para alunos com altas habilidades e superdotação, por meio do estudo de caso no Núcleo de Atividades às Altas Habilidades e Superdotação do município de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul. O estudo parte de discussões sobre a legislação brasileira e traça um paralelo entre as políticas para o atendimento ao aluno, tendo como referência os documentos que versam sobre a educação especial. Entrevistas com duas professoras que atuam no Núcleo consolidam a aproximação empírica sobre o trabalho pedagógico dos professores de Artes Visuais para alunos com altas habilidades e superdotação. A partir da compreensão do funcionamento do Núcleo e das entrevistas, identificamos as seguintes categorias analíticas: as professoras de artes visuais do Núcleo de Atividades às Altas Habilidades e Superdotação; a seleção e a organização dos conteúdos; as metodologias de ensino e recursos materiais; os objetivos de ensino e a avaliação. Levando-se em conta que o aluno possui habilidades artísticas específicas de seu interesse, que devem ser desenvolvidas e enriquecidas, podemos afirmar que o papel do professor de Artes Visuais é fundamental no desenvolvimento de suas potencialidades.Downloads
References
BARBOSA, Ana Mae. A imagem no Ensino da Arte. São Paulo: Perspectiva, 2001 (Série: estudos)
BRASIL. Lei n° 9.394, 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da república Federativa do Brasil, Brasília, 1996. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>. Acesso em: 08 maio de 2015.
_______. Altas habilidades e superdotação. Disponível em: <http://portal.mec .gov.br/seesp/arquivos/pdf/altashab1.pdf>. Acesso em 13 abril de 2015.
_______. Ministério da Educação. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. MEC; SEESP, 2001.
_______. Saberes e práticas da Inclusão: desenvolvendo competências para o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos com altas habilidades/superdotação. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/altashabilidades.pdf>. Acesso em 05 de abril de 2015.
DECLARAÇÃO DE SALAMANCA: sobre princípios, políticas e práticas na área das necessidades educativas especiais, 1994. Disponível em: <http://unesdoc.unesco. org/images/0013/001393/139394por.pdf>. Acesso em 06 maio de 2015.
FREITAS, Soraia N.; PÉREZ, Susana G. P. B. Altas Habilidades/Superdotação: Atendimento especializado. 2ª ed. Marília : abpee, 2012.
FUSARI, Maria F. de R.; FERRAZ, Maria Heloisa C.de T. Metodologia do ensino da arte: Fundamentos e proposições. 2ª Ed. rev.e ampl. São Paulo:Cortez, 2009.
JESUS, Denise M. de. (Org.) Inclusão, práticas pedagógicas e trajetórias de pesquisa. Porto Alegre: Mediação, 2007.
NOGUEIRA, Ana Paula. A criatividade no ensino de artes visuais para alunos com altas habilidades/Superdotação. Trabalho de Conclusão de Curso. UFMS. Campo Grande, 2011.
PILLOTTO, Silvia S. D; STAMM, Eliana. Fundamentos e metodologias do ensino de arte. Curitiba: Fael, 2011.
REILY, L. História, Arte, educação: reflexões para a prática de arte na educação especial in BAPTISTA, Claudio R. (Org.) Educação Especial: diálogo e pluralidade. Porto Alegre: Editora Mediação, 2008.
TACCA, Maria Carmen V. R. (Org.) Aprendizagem e Trabalho Pedagógico. Campinas: Editora Alínea, 2006.
UNESCO, Educação para todos. Disponível em: <http://www.unesco.org /new/pt/brasilia/education/education-for-all/>. Acesso em setembro de 2015.
UNICEF, Disponível em: http://www.unicef.org/brazil/pt/resources_10230.htm>. Acesso em 20 setembro de 2015.
VIRGOLIM, Ângela M. R. Altas habilidades/Superdotação: encorajando potenciais. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial. 1ª ed. Brasília, DF, 2007.
_________. Altas Habilidades e desenvolvimento Intelectual. In: Desenvolvimento de talento e altas habilidades: orientações para pais e professores FLEITH, Denise Souza e Alencar, Eunice M. L. S. (Orgs). Porto Alegre: Ed. Artmed, 2007.
VIRGOLIM, Ângela M. Rodrigues; KONKIEWITZ, E. Castelon (Orgs.) Altas Habilidades/Superdotação: inteligência e criatividade: uma visão multidisciplinar. Campinas: Papirus, 2014.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright Statement
The Educação, Artes e Inclusão is a journal that follows the Free Access Policy. The articles published by the journal are free of charge, intended for educational and non-commercial applications. The articles whose authors are identified represent the expression from the point of view of their authors and not the official position of the Educação, Artes e Inclusão Journal or the Educação, Artes e Inclusão Research Group.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
(A) Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(B) Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(C) This journal provides public access to all of its content, as this allows for greater visibility and scope of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project.
This journal is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. This license allows others to remix, adapt and create from your work for non-commercial purposes, and although new work must give you due credit and cannot be used for business purposes, users do not have to license such derivative works under the same terms.